“…the greatest epic of piano-music of all time….”
Assim se descreve "Windmills", uma peça ao piano de Lubomyr Melniyk que se tornou mítica. Temos na memória a impressiva comoção que ela causou aquando da então inédita presença de Lubomyr Melnik na catedral de Viseu em Julho de 2015, momentos ao vivo depois várias vezes repetidos em regressos triunfais ao nosso país. Certo é que "Windmills", nos seus quarenta e cinco minutos de duração, não foi mais escolhida.
Mesmo que a peça tenha já tido circulação diversa, como a de marca própria de 2022 ou a destinada a dois pianos de 2013, o que agora se edita é a prova indelével e definitiva de um épico da chamada continuous music. Para o efeito, a editora Jersika Records promoveu, em Agosto de 2019, uma sessão no Concert Hall Latvija em Ventapils na Letónia para se registar, com todo o cuidado e rigor, uma composição que só Melnyk seria capaz de criar e executar na sua apurada técnica.
Assim e pela primeira vez, "Windmills" está, desde ontem, disponível em disco de vinil rigoroso com capa histórica onde se reproduz "The Windmill at Wijk bij Duurstede", pintura famosa do holandês Jacob Isaacksz van Ruisdael (1628-1682), um óleo sobre tela que pertence à colecção do Rijks Museum de Amesterdão.
Épico!

Sem comentários:
Enviar um comentário