quinta-feira, 26 de junho de 2008

CLÁSSICO #18


THE THE - Uncertain Smile
Este tema mítico de Matt Johnson está no segundo disco dos TheThe chamado “Soul Mining” e do qual consta ainda um outro clássico – “This is the Day”, canção obrigatória em qualquer sessão nocturna portuense na década de oitenta, particularmente no Bateau de Leça! O disco, onde colaboravam elementos dos Orange Juice, Jools Hoolland e até Tomas Leer, foi lançado em 1983 e o inesquecível desenho da capa de Andy Johnson, irmão de Matt, torna-o facilmente identificável em inúmeras colecções da nossa geração. O tema “Uncertain Smile” foi sempre a canção da nossa preferência, seja por aquele começo em loop, seja pela fabulosa letra, onde está a frase memorável “I've got you under my skin where the rain can't get in”...
Depois de “Infected” em 1986, Matt Johson juntar-se-ia a Johnny Marr dos Smiths e a Sinned O’Connor, produzindo em 1989 o álbum “Mind Bomb” e onde estava outra grande tema pop – “The Beat(en) Generation”. Nessa altura, vieram finalmente a Portugal e o antigo Pavilhão da Antas recebeu, num dia quente de Julho de 1989, o primeiro espectáculo da digressão, onde Jonnhy Marr também se estreava. Muita da multidão presente nas Antas estava lá para o ver, numa demonstração clara do imenso culto que os Smiths tinham por cá. Em 1993 surgiria “Dusk” (com “Slow Emotion Replay" outra grande canção…) e em 1995 um álbum dedicado a Hank Williams (“Hanky Panky”). Em 2000 ainda emergiram com “Naked Self”, um disco complexo, negro e, apesar das más criticas, um grande álbum. Uma coisa é certa, porque raio não temos nós nada dos TheThe no Ipod? Indesculpável…

TheThe – Uncertain Smile (live 1992)

3 comentários:

Anónimo disse...

ai rapaz, este uncertain smile...

:')

Shumway disse...

Excelente recordação.
E para além da músicas que referes, acho que "Soul Mining" está recheado de grandes canções: "I've Been Waiting for Tomorrow (All of My Life)", "Giant" ou "perfect"

Abraço

Rui Carvalho disse...

muitas vezes dançei no Bateau em Leça,
ams por axcaso acho que esta musica não dava lá muito geito para dançar,preferia ouvir em casa