quinta-feira, 26 de março de 2009

PRIMA DONNA ESTREIA EM MANCHESTER



Depois de rejeitada pelo New York Met, após Rufus Wainwright se ter recusado em trocar o libreto de francês para inglês, a ópera “Prima Donna” terá estreia absoluta durante o próximo Festival Internacional de Manchester. Entre 10 e 19 de Julho, estão marcadas cinco apresentações que decorrerão no Manchester Palace Theatre. Dividida em dois actos, conta a história do regresso, ao fim de uma pausa de seis anos, de uma soprano de ópera. A orquestra sera dirigida por Daniel Kramer e contará com os sopranos Janis Kelly e Rebecca Bottone, o tenor William Joyner e o barítono Jonathan Summers.
Este aventura de Wainwright é explicada desta forma:
Opera seems to have been hijacked by intellectual elements. For a long time I wanted to make it a little less intellectual and have more emotional engagement. You have to remember it was a populous form, like the bandstand of its time."
A estreia é uma das principais atracções da segunda edição do festival, reconhecido como o maior acontecimento mundial no que se refere a novos trabalhos e eventos especiais. Neste âmbito, o programa contempla, ainda, uma colaboração entre os Elbow e a Hallé Orchestra, um primeiro concerto de Lou Reed com a sua nova esposa, Laurie Anderson, ou uma inédita colaboração de Steve Reich com os Kraftwerk! Haverá ainda tempo para outros espectáculos, como o dos De La Soul ou Dorutti Collumn e um concerto especial de Antony & The Johnsons com a Manchester Camerata, um colectivo clássico de 36 elementos…
Entretanto, Rufus Wainwright tem já novos projectos definidos, sendo um deles a interpretação inédita de cinco sonetos de Shakespeare com a Orquestra Sinfónica de San Francisco. A estreia está agendada para Abril de 2010.

Sem comentários: