terça-feira, 17 de março de 2009

LUNARIDADES #96


. na procura intensa de bilhetes para o concerto de Bruce Springsteen em Santiago de Compostela damos de caras com a notícia que haverá, supostamente, um concerto em Portugal no dia 14 de Agosto em Lisboa! Confirmem lá isso, que quem espera, desespera…

. o talentoso Jack White não pára! Entre os Raconteurs e o regresso dos White Stripes (que tocaram no último programa de Conan O’Brian no passado dia 20 de Fevereiro), temos agora os The Dead Weather, onde aparece ao lado de Alison Mosshart dos Kills e gente dos Queens of The Stone Age e dos próprios Raconteurs. Pela amostra, a coisa é de arromba, principalmente a versão de “Are Friends Electric “ de Gary Numan!!

. quase não damos conta, mas um dos mais antigos festivais do Porto – o Intercéltico – não se vai realizar este ano por falta de verbas. Este cancelamento junta-se ao do Festival Vilar de Mouros, ao desaparecido em combate Festival Hi-Teca no Carlos Alberto que só se realizou em 2004, ao definhar do Festival de Jazz do Porto ou à evaporação do Festival Codex no Teatro São João que tanto prometia… É uma rasia à moda do Porto!

. havia a Tendinha dos Clérigos (ainda há?) e agora vai passar a haver o Mercadinho dos Clérigos! Mais uma excelente iniciativa do Plano B.

2 comentários:

karmatoon disse...

O Ciclo Portuense de Ópera acabou, o Fantas - para lá da evidente falta de qualidade - tem cada vez menos apoios financeiros da autarquia, o FITEI é realizado ano após ano no fio da navalha, não existe actualmente qualquer programação na área de dança e os fundos que não foram utilizados reverteram a favor das companhias de Lisboa.
Junte-se a isto o facto dos diversos festivais realizados em Lisboa - pelo menos 5 de cinema, as diversas mostras de teatro, os de música a que te costumas dedicar com afinco - estarem cada vez mais consolidados e fica difícil, mesmo para mim que sempre recusei as teorias de conspiração, não achar que isto do centralismo é uma coisa bastante séria.
E agora que estou numas de gestão cultural (armado em bom) posso-te assegurar que a culpa por cá não é só do Rui Rio...

José Miguel Neves disse...

Oh yeah... nos museus temos os mesmos problemas. Chamam-se "capelinhas"...