quinta-feira, 7 de novembro de 2019

WEYES BLOOD, GNRation, Braga, 5 Novembro 2019













O acompanhamento apaixonado que aqui pela casa fomos fazendo da carreira da menina Natalie Mering aka Weyes Blood nos últimos anos teve na noite de terça-feira uma apoteose previsível mas, acima de tudo, enternecedora. Ao espaço esgotado e expectante perante a qualidade de um disco sublime como "Titanic Rising" respondeu a jovem artista e companhia com uma presença em palco segura e robusta onde o traje branco lhe fez realçar o longo cabelo e a beleza das feições.

Este perfil de tão elegante revela-se a figura perfeita para que um outro atributo, como sempre, se faça estremecer - a voz levitante que hipnotiza e sulca a fundo as canções, as palavras e as histórias sérias como na magnífica "Wild Time", no tributo ao amigo perdido em "Picture Me Better" ou no majestoso "A Lot's Gonna Change", uma elegia sobre ela própria ou cada um de nós com que se iniciou a aparição. Sempre a brilhar num sorridente e jovial trejeito de encantar com direito a passos de dança rodopiantes em "Movies" ou no cintilante e memorável momento retro de encaixe perfeito que chegou quando anunciou a versão arrebatadora dos Procol Harum já no final do encore.

Mas faltava a glorificação perante um sepulcral silencio da sala onde respirar nos custou saborosamente mais um pouquinho - agarrou na guitarra e, "como nos velhos tempos", prendeu-nos por feitiço ao chão com "In The Beginning" e "Bad Magic", pretty bad magic, pretty tragic... Desde logo, um concerto para recordar mas também para nos pôr a imaginar até onde chegará tamanho talento de aprimorado crescimento titânico!

Sem comentários: