quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

DANIEL JOHNSTON, O ABRAÇO DOS WILCO!





















Houve na atribulada vida de Daniel Johnston (1961-2019) uma infindável lista de ajudas e amizades que sempre lhe reconheceram o talento, a persistência e, acima de tudo, a coragem. Os Wilco de Jeff Tweedy foram, de certeza, um desses suportes emocionais que se mantêm activo mesmo depois do seu desaparecimento em Setembro passado e que se concretiza num álbum póstumo a sair no final do mês na dBpm, editora da própria a banda.   

O disco "Chicago 2017" é, assim, um tributo sincero à sua música em catorze novos arranjos de canções e ainda uma versão dos The Beatles, nove das quais registadas no The Vic Theatre na sua última digressão pela cidade onde teve o suporte instrumental do próprio Jeff e do filho Spencer ao lado de James Elkington, Darin Gray e Liam Kazar. Os restantes temas datam de uma prévia sessão no The Loft, o mítico estúdio dos Wilco na mesma cidade.

Coincidindo a saída com o festival solidário e preventivo "Hi How Are You Day" a realizar em Austin, Texas, no dia 22 de Janeiro, o álbum terá o produto das suas vendas entregues à fundação que o organiza na tentativa de melhorar o conhecimento e tratamento da doença mental e da sua difícil recuperação.

Sem comentários: