O encontro entre Richard Swift (1977-2108) e Lonnie Holley aconteceu no final do verão de 2013 em pleno National Freedom, estúdio que Swift construiu e instalou no Oregon americano. Separados na idade, mas comungados na contínua descoberta e aprendizagem artística, a intenção era registar canções para um disco de originais futuro em condições perfeitas. Para Holley, habituado a teclados Casio roufenhos e onde fez grande parte das suas canções, esta seria a primeira vez à frente de um piano e quando se sentou e os microfones se ligaram foi como transportado para a igreja da infância em tempos de dura segregação racial. A improvisação que então realizou de "So Many Rivers (The First Time)" ao longo de onze minutos trouxe-lhe as lágrimas aos olhos tal como podemos ver e ouvir nas imagens captadas na altura por Ethan Payne e o respectivo comentário de Swift "A igreja é muito pequena para ti"...
Esta é uma das cenas de "From the Edge of America", documentário agora disponível que retrata a interacção dos dois músicos durante essa e outra sessão no ano seguinte e que deram origem ao disco precisamente chamado "National Freedom" lançado este ano. Neste EP está incluída a definitiva versão iniciada com a referida improvisação a que se juntam mais quatro pedaços arrojados de raiz nos blues e mistérios quase transcendentais que envolvem o espírito da sua alma, uma toada avant-garde e repetitiva vincadamente intencional na defesa urgente do nosso planeta que faz questão de propagar em todos os concertos ao vivo.
O filme é uma dedicatória sentida e amiga a Richard Swift, mas estende-se também na homenagem ao deputado John Robert Lewis (1940-2020) e ao curador de arte William S. Arnett (1939-2020), ambos falecidos este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário