segunda-feira, 6 de junho de 2022

FRANK SINATRA DE ELEIÇÃO!















Data de 2012 uma dica amiga sobre um disco esquecido de Frank Sinatra chamado "Watertown". De imediato confirmada a veracidade da sugestão, tratamos logo de encontrar o vinil de época em edições estrangeiras já que, sem confirmação, não houve publicação em Portugal de tamanha preciosidade mesmo que bastante desprezada na época. 

Nas suas dez canções originais, o álbum editado em 1970 é um trabalho conceptual de mudança radical na direcção artística de um Sinatra cinquentão e extravagante em assumir compositores contemporâneos como os The Beatles ou Paul Simon ou, no caso, Bob Gaudio e Jake Holmes, os autores do enredo e das composições de um projecto narrativo sobre um homem abandonado pela esposa e que se dedica à educação dos filhos numa pequena cidade que dá nome ao disco situada na América rural e, dita, normal. Daqui resulta uma ternura crua cantada como só Sinatra sabia fazer mas envolta de uma vulnerabilidade inesperada e ostentada da voz que algumas reedições posteriores têm destapado maravilhosamente. 

Há agora mais uma revisão promovida pela UMG que retoma as fitas primárias da Reprise Records de forma estranha mesmo para aficionados, como nós, que já ouviram o disco centenas de vezes e que faz das orquestrações de Don Costa ora uma obra cristalina e imortal de bom gosto e prazer, ora um opaco e incorrigível atentado às sonoridades e misturas originais. O tema "Lady Day", supostamente sobre Billie Holiday e que, não fazendo parte do alinhamento, foi acrescentado à primeira reedição de 1994, têm agora a companhia de mais alguns takes das sessões de gravação e de dois promos comerciais que anunciavam a ousadia mas não previam, obviamente, o flop. O tempo haveria de corrigir o descuido e este passou a ser um dos nossos discos de eleição que começa e acaba assim....


Sem comentários: