sábado, 18 de junho de 2022

EU ESTIVE LÁ! NÓS TAMBÉM!





















A mania de guardar bilhetes de concertos mantêm-se activa nos nossos hábitos, agora extensiva a cartões e pulseiras plásticas ou de tecido de acesso a recintos e palcos, o que leva a evitar bilhetes digitais de leitura ótica no telemóvel. Claro que o interesse deixou de ser gráfico e artístico devido à uniformização da bilhética, o que retira todo o encanto a esses pedaços de história que decidimos, há muito, transformar em quatro posters decorativos que ainda estão pendurados numa parede de Mindelo e que dizem respeito a um período compreendido entre 1986 e 1999 (1 - 2 - 3 - 4). 

É com satisfação, mas também como boa surpresa, que deparamos agora com a notícia da publicação de um livro exclusivamente dedicado a bilhetes de concertos em Portugal nos últimos sessenta anos, uma tarefa coordenada e dirigida por Henrique Amaro com o título de "Eu Estive Lá!" (Tinta da China). Inserem-se textos de Luís Pinheiro de Almeida, Pedro Fradique, Isilda Sanches e Ana Cristina Ferrão, um para cada década, de 1960/70 a 2010/20, de forma a valorizar uma mania espalhada por "juntadores" um pouco por todo o país. 

A selecção incidiu num conjunto de 700 exemplares de variados universos musicais e tipologias (festivais, bandas e artistas em nome próprio), de momentos marcantes, como o primeiro concerto dos Sonic Youth em Portugal (Campo Pequeno, Lisboa, 1993), ou até de espectáculos que não chegaram a acontecer (Lou Reed, Porto, 1980). E podem ser tantas as histórias e memórias à volta de concertos... waiting in line to see Suede play!

 

Sem comentários: