terça-feira, 31 de janeiro de 2023

DAVID SYLVIAN, PRECIOSIDADES!















A vida de David Sylvian continua, por estes dias, uma misteriosa jornada afastada da ribalta e que a chegada de uma doença, assumida em 2012, estreitou na visibilidade e mediatismo. 

A rara entrevista, melhor, as histórias que contou em nome próprio em Outubro passado no programa de Mary Ann Hobbs da BBC Radio6 são, por isso, uma pequena janela aberta sobre alguma da escuridão dos seus dias pela América concentrada na faceta artística - a fundação de uma editora, a contínua propensão pela composição, as tournées antigas, as novas tendências ou as colaborações são narradas de forma seleccionada e tão motivacional que merecem audição obrigatória para um qualquer dos muitos fãs da sua milagrosa música. 

Não virando costas nunca às canções, Sylvian vai, aos poucos, colocando novidades ou autorizando reedições que é preciso percorrer em várias plataformas e que requerem atenção e paciência. Seguem-se algumas dessas preciosidades...

 

Os discos "Manafon" (2009) e "Blemish" (2003) foram repostos em versões de vinil melhoradas por Tony Cousins no Metroplis Studios de Londres e encontram-se, três meses depois, praticamente esgotadas, o mesmo tendo acontecido à reedição da compilação "Sleepwalkers" (2010) que a Groenland publicou recentemente

Nesta última, cabe um par de inéditos - "Modern Interiors" e "Do You Know me Now?", tema que recebeu video a cargo de Yuka Fujii, parceiro noutros projectos conceptuais, e que será também o título de uma nova caixa em CD que a sua editora Samadhisound publicará em parceria com a Universal no final do corrente ano com design do habitual colaborador Chris Bigg.


Durante a digressão "Slow Fire" de 1995, Sylvian escreveu o tema "I Do Nothing" que chegou a tocar em algumas das noites de concertos. Propôs-se melhorá-la, arranjada, para o disco "Dead Bees on a Cake" (1999) mas o inédito acabou perdido num computador avariado até que foi encontrado numa cassete pelo referido Yuka Fujii. O achado, captado ao vivo, mereceu alguns retoques e está, desde o início do mês, oficialmente disponível via Soundcloud.
 

Outra maravilha indispensável é "Grains (Sweet Paulownia Wood)", versão incluída no disco, já por aqui recomendado, de homenagem ao amigo Ryuichi Sakamoto saído em Dezembro e que por si só vale o tributo. Do álbum faz ainda parte uma variação electrónica de "Forbidden Colors", outro original de Sylvian ao lado de Sakamato (1983), a cargo de Gabriel Wek.   
   

Sem comentários: