quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

PVC - PORTO VINIL CIRCUITO #31





















A discoteca Twist, de que já por aqui demos conta na sua filial de V. N. de Gaia (havia uma outra em Matosinhos), instalou-se no primeiro piso do Centro Comercial Parque Itália da Rua Júlio Diniz no Porto. Deve ter sido uma das lojas fundadoras atendendo ao calendário de 1985 ainda hoje à venda e onde se pode notar o tipo de instalação a ocupar as duas montras de esquina da loja 65 - vendiam-se discos em vinil, laser-disc e cd's importados mas funcionava também como video clube. Uma oferta tipicamente anos oitenta! 

A loja foi transformada nas suas duas frentes em negócio de estética, tendo desaparecido as tradicionais montras em madeira e vidro que caracterizam ainda os dois corredores. O espaço comercial tem movimento apreciável na hora de almoço no seu r/c já que por aí funcionam alguns restaurantes rápidos mas o espectro é desolador quando se sobe ao primeiro piso onde, curiosamente, do mesmo lado e logo ao cima da escada, ainda continua a funcionar a Piranha - Loja de Música, espaço resiliente na venda de discos que comemorou vinte cinco anos em Dezembro de 2020. Em 1995, quando abriu, o nome era Carbono, filial da casa mãe lisboeta mas, já como espaço independente, foi das primeiras a vender discos em segunda mão (gastamos por lá bom dinheiro). 

Na visita nostálgica ao centro comercial, não podíamos deixar de recordar as filas à porta do Swing, discoteca icónica do Porto que se situava na esquina exterior e que um incêndio em 2007 acabou por acelerar no seu definhamento apesar das tentativas de reabilitação. O local, abandonado, está supostamente à espera de novo investidor... de um twist!

                 Shopping Center Itália, Rua Júlio Diniz, Porto














  Twist, loja 65, Shopping Center Itália, Rua Júlio Diniz, Porto














                Twist, loja 65, Shopping Center Itália, Rua Júlio Diniz, Porto


Sem comentários: