sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

HANIA RANI, VOAR NO TEMPO!





















A vida do lendário artista suiço Alberto Giacometti (1901-1966) mereceu estreia em Janeiro de um documentário dirigido por Susanna Fanzun onde se traça o seu percurso, o papel da mulher Ottilia ou de outras mulheres num caminho intenso e pleno de polémicas que se associaram, desde sempre, à família Giacometti. Como banda sonora do filme alinhou-se uma colecção de temas maioritariamente ao piano da autoria de Hania Rani que agora os edita em disco pela Gondwana Records com o nome de "On Giacometti". 

Para uma efectiva inspiração, Rani viajou e estagiou meses entre as silenciosas montanhas e vales alpinos, o que transparece numa delicadeza instrumental com retoques de sintetizador mas onde não faltam duas peças de violoncelo com a ajuda da amiga e cúmplice Dobrawa Czocher. A composição assume-se como uma transcendente meditação sobre um dos seus artistas favoritos e uma oportunidade imperdível de compreender as suas opções estéticas reveladas por uma pintura e escultura surrealista e expressionista, penetrando, na companhia de Fanzun, nos locais por onde o artista nasceu, trabalhou e se inspirou. 

A temporada seguinte de isolamento e de alheamento permitiu uma concentração na tarefa para que foi convidada e que, nas suas próprias palavras, se assemelhou, na simplicidade e improvisação, com o método com que gravou o primeiro álbum "Esja" (2018) na Islândia. O resultado, audível desde hoje na totalidade, transparece numa habitual elegância e assinalável encanto para nos fazer voar...  

Sem comentários: