Hey America / Go Power At Christmas Time
France: Polydor, 2001 160, 1971
Dos tempos em que a América, a dos Estados Unidos, era governada por um, agora, moderado Richard Nixon (1913-1994) e de importantes movimentos quanto aos direitos civis ou feministas, preocupações ambientais, escândalos como o Watergate e guerra a sério, a do Vietnam, recorda-se um fabuloso single do mestre James Brown chamado "Hey America".
A canção abria o álbum com o mesmo nome, o trigésimo de uma carreira em roda livre, e foi escrita por Nat Jones (1939-2014), saxofonista e organista da sua banda, e Addie Wiiliams Jones, vocalista e também compositora da mesma entourage. A letra, em jeito de improvisação, aludia ao Natal, mas também a protestos pela paz ou brindes com vinhaça, tudo numa aparente incoerência, mas o resultado é mais um poderoso groove arrasador.
No lado B, outra pedra - "Go Power At Christmas Time", também da mesma proveniência e creditada somente a Nat Jones, é só um reforço funk que permite hoje escolher qualquer um dos lados para agitar uma pista de dança. Permite ainda lembrar que é urgente um grito que a acorde de um pesadelo inacreditável. Hey America, don't you think it's about time!

Sem comentários:
Enviar um comentário