A estreia a solo por terras lusas de Eleanor Friedberger, metade relevante dos The Fiery Furnaces, aconteceu Sábado passado no hall de entrada do renovado Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra. Sem a presença de um palco ou estrado, entrou sorrateira e quase sem palmas da plateia, o que, certamente, não foi bom sinal. De guitarra em punho, atacou de fininho o single "My Mistakes", talvez a mais orelhuda canção do álbum "Last Summer" mas que, despida dos restantes arranjos, perdeu muito do seu refrescante fulgor. É certo que o som da guitarra não ajudou à festa, demasiado roufenho e a precisar de ser apurado, mas notou-se também algum desconforto em assumir a relação com os espectadores e, principalmente, com o espaço. Sabemos que a um Museu associamos, por tradição, algumas atitudes de silêncio e cerimónia e Eleanor, como prontamente assumido, não conseguiu ou não quis libertar-se desse peso. Mesmo assim e sem direito a encore, houve tempo para a estreia de algumas canções novas, felizes revisitações aos The Fiery Furnaces ("Lost At Sea") e o desfilar da maior parte dos bons temas de "Last Summer" como "Heaven", "I Won't Fall Apart on You Tonight", "Inn Of The Sevent Ray" ou o melancólico "Scenes From Bensonhurst".
Bem diferente foi o concerto de Euros Childs do outrora mentor dos Gorky's Zygotic Mynci. Sentado ou piano de cauda, o artista pareceu sempre ligado à corrente, contando histórias satíricas com aquele impressionante sotaque galês onde se misturaram Elton John e o marido, referências a animais, mas também elogios a Coimbra e à sua gastronomia. Da sua prolífica produção de canções quer a solo quer em diferentes colaborações, fizeram-se notar qualidades na composição e o perfeito domínio do piano de que é exemplo supremo o brilhante "Horses", o ponto alto da noite. Um concerto ao jeito de stand up comedy que merecia ter durado um pouco mais, mas que por falta de umas cervejas e imposições de horário, soube a pouco. Fica para a próxima. Cheers, mate!
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