terça-feira, 30 de junho de 2020

KANYE WEST & ARTHUR JAFA, PEÇAS DE MUSEU!


















A postura do artista visual Arthur Jafa têm nos últimos anos assumido uma cada vez maior influência sócio-política pela perspectiva arrojada na abordagem das desigualdades sociais e raciais. São essas experiências audiovisuais que podem ser descobertas até 27 de Setembro na Casa do Cinema Manoel de Oliveira do Museu de Serralves, Porto, onde "em filme, fotografia e escultura, a obra de Jafa revela o papel determinante da raça, do género e da classe social na cultura popular dominante e nos meios de comunicação dentro e fora dos Estados Unidos".   

Nestes tempos mais recentes de agitação global, ganhou relevo uma das suas criações chamada "Love is the Message, The Message is Death" estreada em 2017, quase sete minutos de clips de telejornais, manifestações e marchas em defesa dos direitos humanos, câmaras de polícia e registos videográficos do próprio numa exploração estética sobre o "grau" de representação da comunidade negra americana nos media. Como banda sonora apropriada foi eleito o tema "Ultralight Beam" de Kanye West e o filme teve emissão contínua durante o fim de semana passado em quinze galerias e museus dos E.U.A., uma acção concertada que se estendeu à Tate Modern londrina.     

Surge agora uma outra colaboração. Para o potente "Wash Us In The Blood" de Kanye West que conta com a participação de Travis Scott, foi lançado o desafio a Jafa na realização do respectivo video que agora se dá a conhecer e que é mais uma demonstração quase cosmológica da escalada tensa e efervescente dos nossos tempos. A edição de 7" em vinil vermelho tem desenho da sua autoria, mais uma peça de colecção pela qual valerá, de certeza, esperar pelo menos uns bons dois meses e pico...



Sem comentários: