segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

THE AVALANCHES, PETIÇÃO PELA NORMALIDADE!


















Tricky, MGMT, Leon Bridges, Jamie XX, Kurt Vile, Karen O, Cornelius, Mick Jones and many more... A lista de nomes é extensa mas estes são alguns dos nomes que colaboram no terceiro álbum editado a semana passada pelos australianos The Avalanches, um projecto perdição aqui da casa já com vinte anos que quase sempre se adequa a ambientes mais quentes e arejados de verão (há até um novo tema que conta com a ajuda de Perry Farrel/Jane's Addiction chamado "On the Sun!") mas que não deixa de proporcionar bons momentos em temperaturas mais amenas. 

Joga-se, como sempre, num corte e cose de samples, instrumentos e convidados ao longo de vinte e cinco canções com pilhagem assumida aos Flaming Lips, Alan Parsons, Carpenters ou até Vashti Bunyan de forma a não dar azo a pausas ou intervalos na curtição e movimento contíguo a mais de setenta minutos de diversão. A inspiração foi agora limitada a um punhado de discos antigos que Robbie Chater, um dos fundadores da banda ao lado de Tony Di Blasi, guardou como herança do pai e onde se incluíam álbuns de folk, o que explica a descoberta de "Just Another Diamond Day", obscuro disco que Bunyan lançou em 1970 e que inspirou o tema "Reflecting Light". Os restantes sete mil vinis que Chater foi juntando ao longo de décadas e que serviram como fonte principal de samplagem nos dois trabalhos anteriores, foram ao que parece oferecidos e divididos em partes iguais entre um loja de caridade e o depósito na Licorice Pie Records, espaço de venda em Melbourne gerido pelo próprio! 

Refrescante e a incitar memórias de noites de dança ou nostalgias de matinés de esplanada e conversa, serve o novo "We Will Always Love You" quase como uma petição sonora e coletiva para um regresso a uma normalidade de que todos temos saudades e urgência...




Sem comentários: