quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

SINGLES #49






















THE PARTRIDGE FAMILY 
Starring Shirley Jones &  Featuring David Cassidy ‎– White Christmas / Jingle Bells 
Alemanha: Bell Records - 2008 107, 45RPM, 1971
Ao que consta, a série de comédia americana "A Família Partridge" foi nos anos setenta um grande sucesso em Portugal através da RTP, mas tendo em conta que só começou a ser emitida a partir de 1973, será certo que ainda lhe deitamos os olhos em cima embora as memórias sejam poucas ou praticamente nulas. Ainda se fosse "os Pequenos Vagabundos"! Adiante. 

A tal família de seis elementos, liderada por uma mãe viúva (Shirley Jones), aposta numa carreira na música onde se destaca o filho mais velho (David Cassidy), um argumento vagamente inspirado numa história um pouquinho mais antiga da banda de Newport, os The Cowsills, que alcançaram mesmo algum êxito. Na vida real Cassidy era enteado de Jones por casamento com o actor Jack Cassidy, e o jovem acabou por vingar como ídolo pop daquela época e registar a voz nas principais canções dos discos então editados a que não podia faltar um álbum de Natal. Lançado em 1971, "A Partridge Family Christmas Card" vendeu milhares de cópias e dele foi retirado um single que teve também publicação nacional. Há ainda, no mesmo ano, um EP natalício único no mundo de quatro temas pela Stateside, um acaso muito português sem explicação mas a motivar estudo de caso.

O da nossa colecção é este, de prensagem alemã e com excelente som, onde à seriedade clássica de Irving Berlin e de um tradicional americano é sobreposta uma camada pop a la The Carperters e quase easy-listening que tanto podem resultar num átrio de um centro comercial como numa qualquer festarola descontraída entre tragos de um bom tinto acompanhados por um fatia fina de bolo-rei e queijo da serra... amanteigado!  


Sem comentários: