quarta-feira, 17 de junho de 2026

FEINER & RASK, REINVENÇÃO VIKING!

O projecto colaborativo de Thomas Feiner com Johan Ludvig Rask, que se anunciou há mais de um ano, tem agora confirmação oficial e três temas completos para escuta. Trata-se, como percebido, de variações em inglês de clássicos da folk sueca em assumido e enegrecido ambiente alternativo: 

. "The Sun Fell Softly on the Ocean" do trovador sueco Evert Taube (1890-1971), traduzida na lírica pelo seu neto, Felix Taube; 

. "Ida's Summer Song", original composto por Georg Riedel (1934-2024) e que recebeu lírica de Astrid Lindgren (1907-2002), autora de literatura infantil consagrada no país; 

. "Midsummer Song", um tradicional de 1945, teve tradução e adaptação em inglês do próprio Feiner. 

As imagens, de auto-curadoria arriscada, exploram ferramentas de animação artificial inteligentes.



CAMERON WINTER, PARA (ATÉ) QUANDO?

Vem já de 2024 um grande, surpreendente, álbum de Cameron Winter, agora conhecido líder dos Geese, que só começamos a ouvir já em 2025. Viciante, intemporal, "Heavy Metal" tornou-se, desde logo, obrigatório imaginar como seria absorvê-lo numa qualquer sala às escuras. 

Pois bem, o homem já tocou em quase todo o lado, passou por Barcelona há poucas semanas, mas não se vislumbram sequer aproximações portuguesas, agora que faltam ainda conhecer alinhamentos de alguns eventos mais que apropriados para a estreia - o Manta vimaranense, o Respira bracarense ou até o MistyFest que sugere estar sempre incompleto.

Entretanto, tem uma semana a divulgação maravilha de uma vintena de minutos da passagem pela Opera House de Sydney em Fevereiro, exemplo perfeito do que andamos a perder. Masoquistas, juntamos dois inéditos, um oficial, outro à socapa...



quarta-feira, 10 de junho de 2026

3X20 JUNHO

HERMANOS GUTIÉRREZ, OLHOS ANDINOS!





















Na sua linhagem sul americana, os Hermanos Gutiérrez aportam para um novo álbum o secular universo sonoro dos Andes peruanos, deixando para atrás o oeste americano que preencheu toda a sedutora discografia precedente. Ao comando continua Dan Auerbach, metade dos The Black Keys, que na mesa de mistura do estúdio tratou de evidenciar tantas das exuberantes nuances instrumentais de "Los Ojos Del Condor", disco com saída prevista para Setembro. 

Antes, os irmãos Alejandro e Estevan estarão em dose dupla no nosso norte do país: a 13 de Agosto, quinta-feira, em Paredes de Coura, cumprindo o concerto cancelado em 2024 e, um pouco mais de um mês depois, no muito esgotado e apropriado Teatro Sá da Bandeira, a 25 de Agosto, terça-feira. 

quinta-feira, 4 de junho de 2026

BEDOUINE, À FLOR DA PELE!





















Cinco anos passados, a norte-americana Azniv Korkejian aka Bedouine lança no dia de hoje o álbum "Neon Summer Skin", projecto criativo, intencionalmente, evocativo da experiência vivida pela sua mãe num orfanato de sobreviventes do genocídio arménio. Memórias, locais, pessoas, tudo serviu como nostalgia geradora de uma intimidade bem evidente em "Canopies", canção onde a introdução se refere a uma gravação de uma conversa com mãe sobre esse passado penoso... 

O processo foi, por isso, longo e revisitador de uma infância nebulosa, agora retomada pela escolha de sons semelhantes aos primeiros instrumentos que utilizou na escola, como um piano ou um trompete, somando aos arranjos um toque jazz, bossa-nova e um leve psicadelismo. Tudo foi tratado em estúdio com a ajuda de Gus Seyffert, Jonathan Rado e dos manos The Lemon Twigs, Michael e Brian D’Addario. 

Emotivo, fresco, corajoso e com lucros de venda, parcialmente, destinadas a ajudar a população inocente do sul do Líbano. 



quarta-feira, 3 de junho de 2026

UAUU #757

CREMALHEIRA DO APOCALIPSE + RUMBLE + ROMPERAYO + ODD OKODDO & OGOYA NENGO, Serralves em Festa, Porto, 31 de Maio de 2026

No caminho apressado para mais um dos muitos concertos da festarola, um "viva Rio Tinto!" soou alto e bom som! O colectivo da freguesia Cremalheira do Apocalipse não será caso único na integração de jovens com diferentes incapacidades ou transtornos, mas o sururu à volta do projecto têm vindo a multiplicar-se depois da gravação de um álbum pela Favela Discos e de uma série de concertos nos últimos meses. Importa, pois, perceber porquê e não será difícil concluir que a máquina tem uma simples força motriz - a entreajuda! 

"Das entranhas de Rio Tinto, no triângulo sagrado entre o Centro Social de Soutelo, McDonalds, a pastelaria que tem bolos grandes demais, e o Parque Nascente, brotou a Cremalheira do Apocalipse, uma pedalada de baqueta nos dentes, e um estalo na rotina diária de quem os ouve de quem os vê e de quem os faz." 

Uns entram, outros saem para estágios ou primeiros empregos. Ficam os baldes, as cafeteiras, as baquetas, os bidons, que o prof. Artur vai rodando e sobrepondo a um género de canções manifesto de inspiração lírica dos próprios executantes, tantas delas desarmantes, de acutilância simples que nos deixa desencaixados, a morder o lábio enquanto nos mingámos na insignificância do nosso dia-dia normalizado... 

Caberá, pois, conhecê-los, dar-lhes asas largas e, com um nó na garganta, mandar-lhes um abraço do tamanho da antiga Mondex. E viva Rio Tinto!

 

Do Fundão, aterrou na coloraça o quarteto Rumble. Pareceu deslocada, por antecipação, a atmosfera de densidade pós-rock, se bem que de imaculada execução e até arrojo. A tarde de sol pedia, no entanto, outro tipo de animação festiva.,,

 

Chegados ao prado, já os Romperayo tinham incendiado a enorme maralha, de todas as idades, com uma ignição tropical, de origem colombiana, bombada a forte bateria e modernismos de ritmos electrónicos sacados de um baixo, um teclado e um acordeão folgazão. Há por ali e acolá, um suposto abuso do folclore de Bogotá, da tradição cumbia e puya que chega, literalmente, ao funk latino ou ao suposto pimba local, sem que ninguém estivesse muito interessado em saber qual a aferição dos condimentos rítmicos. 

Tudo a dançar, a curtir, mesmo que algumas da canções de teor político tivessem, às tantas e em dia de eleições no país, uma seriedade inesperada. Acelera, mas é!

 

O duo Odd Okodd, formado por Olith Ratego, vocalista e instrumentista, e Sven Kacirek, baterista e percussionista, junta de forma inusitada o Quénia e a Alemanha em já três álbuns editados e onde se vai vasculhando e serpenteando modernidades e ancestralidades tão ao gosto de uma certa e ecléctica world music. Se funciona? 

A fruição até que começou incisiva, acústica, numa crueza delicada que aguçou expectativas. A interacção com o público optimizou o momento, deu-lhe proximidade e até uma etnicidade aportada pela presença da octogenária Ogoya Nengo. O resultado, se bem que inatacável na exactidão, foi-se, no entanto, perdendo numa extensão perigosa e a precisar de um ou outro rasgo de batimento diferenciador. 

Esta sensação de déjà vu, será muito semelhante à própria festa de Serralves, de que será urgente uma reinvenção que a recupere de uma letargia cultural desnecessária.

terça-feira, 2 de junho de 2026

BELLE & SEBASTIAN, RUGIDO DE UM LEÃO!





















A tradição pelo Reino Unido não perdoa. A presença de uma selecção de futebol num Campeonato do Mundo é sinónimo de hino pop à maneira e os escoceses não se esqueceram de a cumprir. É certo que a Escócia, alinhada no grupo C com o Haiti, Marrocos e Brazil, parece ter hipóteses de seguir em frente, mas o sorteio não deixou de ser de um exotismo expressivo que Stuart Murdoch, capitão de equipa dos Belle & Sebastian, chamou um figo, melhor, um maná... 

Sobre o hino pop, com saída oficial no dia de hoje, afirma: “É uma canção pessoal sobre acompanhar as dificuldades da seleção escocesa nos últimos 50 anos e surgiu naturalmente no dia seguinte ao jogo contra a Dinamarca. A música tenta abarcar a experiência de todo o país ao lado da Escócia.” 

A Escócia já não disputava a prova desde 1998. A canção "It Only Takes one Lion", essa, não pode esperar e deve ser obrigatória, nas vitórias e nas derrotas, em qualquer playlist solarenga. Ficamos à espera, desde já, de um obrigatório 7" de vinil... azul escuro!

Os Belle & Sebastian tocam no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, no próximo dia 21 de Julho no âmbito da digressão do 30º aniversário do álbum "If You Feeling Sinester". Dois dias depois do campeonato acabar, e seja lá o que a Escócia conseguir, festa não vai faltar.