quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

HELP, URGÊNCIA SOLIDÁRIA 2!





















Trinta anos passaram sobre o projecto solidário "Help" em que artistas e músicos se reuniram para a recolha de fundos para organização War Child. A então guerra na Bósnia Herzegovina alimentou esforços traduzidos em originais ou variadas versões de Paul McCartney, dos Blur, Paul Weller, Radiohead, Oasis, The KLF, Massive Attack, Portished, Stone Roses ou dos Manic Street Preachers. Seguiram-se outras iniciativas de menor dimensão, mas todas urgentes. 

Nos tempos que correm, em que a ajuda na educação, no suporte especializado e na protecção infantil resultante de conflictos de guerra se mostra ainda insuficiente, uma segunda vaga solidária terá edição no início de Março pela mesma organização

Reunidas foram vinte e quatro canções gravadas numa semana de Novembro passado nos míticos estúdios Abbey Road londrinos e onde se notam laços diversos e inesperados entre Arooj Aftab & Beck ("Lilac Wine"), Ezra Collective & Greentea Peng ("Helicopters"), English Teacher & Graham Coxon ("Parasite"), Anna Calvi, Ellie Rowsell, Nilüfer Yanya & Dove Ellis ("Sunday Light") ou Damon Albarn, Grian Chatten & Kae Tempest ("Flags"). 

O espírito é, por isso, o mesmo a juntar outros tantos como Arlo Parks, Bat For Lashes, Beabadoobee, Beth Gibbons, Big Thief, Black Country, New Road, Cameron Winter, Depeche Mode, Ellie Rowsell, Foals, Fontaines D.C.,King Krule, Olivia Rodrigo, Pulp, Sampha, The Last Dinner Party e Wet Leg. 

Coube aos Artic Monkeys, com este excelente "Opening Night", abrir a porta desta urgência solidária que se espera frutuosa e sem encerramento previsto... Help!  


terça-feira, 20 de janeiro de 2026

THE DIVINE COMEDY, RADIO ACTIVIDADE!





















A revista inglesa Electronic Sound, inicialmente só em formato digital (2010) e depois também em papel (2014), aprimorou-se ainda mais quando decidiu incluir um sete polegadas de vinil como ramalhete pecador... 

No seu último número, o 132, o destaque foi dado aos Kraftwerk e a rodela plástica, no seu amarelo radioactivo, comporta uma versão de "Radioactivity" (1975) pelos The Divine Comedy, recreação épica com mais de vinte cinco anos incluída no CD single de "National Express". No lado B, radiante, juntou-se "The Synthesiser Service Centre Super Summer Sale", um exercício de fulgor sintetizado e sarcástico que fez parte do álbum "Office Politics" de 2019. 

Sintetizando, os The Divine Comedy regressam à Casa da Música no próximo dia 9 de Março. 💞


sábado, 17 de janeiro de 2026

BARWICK E LATTIMORE, DIVINA TRAGÉDIA!
















Um álbum colaborativo entre Juliana Barwick e Mary Lattimore só deverá pecar por tardio. Apesar da longínqua troca de experiências sonoras e ambientais e com o suporte da Philarmonie de Paris - Musée e la Musique, só agora se concretiza um trabalho de exploração e arqueologia instrumental passada oficialmente para vinil e suportes digitais a cargo da editora InFiné

O que temos em "Tragic-Magic" é, pois, filigrana de porosidade imersiva em sete composições, cinco originais e duas reconversões de temas de Vangelis ("Rachel's Song") e Roger Eno ("Temple of the Winds"), todas executadas e arranjadas pelo duo e co-produzidas por Trevor Spencer, colaborador e milagreiro de estúdio ao lado dos Beach House ou Fleet Foexes. 

A cidade luz foi, por isso, em 2025, o berço como que pré-destinado para, em nove dias, se fazer "telepatia musical" que nem anos de amizade e digressões conjuntas tinham permitido assentar e encaixar, para o que se utilizaram peças raras de museu - Lattimore abraçando e dedilhando harpas de 1728 e 1873 e Barwick ligando sintetizadores analógicos como o Roland JUPITER e o Sequential Circuits PROPHET-5. 

Da interacção sonora surgiu uma criativa meditação trágica, mesmo assim, longe de qualquer densidade depressiva que divertidas visitas a museus e monumentos de Paris ajudaram a pairar e a arejar espirituosamente. Magia, é o que é...



terça-feira, 13 de janeiro de 2026

SONDRE LERCHE McALOON!

Cumprida a tradição, isto é, uma versão de "Die With A Smile" de Lady Gaga e Bruno Mars como prenda de Natal, o norueguês Sondre Lerche aposta num novo EP surpresa. 

O material original, que se segue a uma variação do disco "Avatars of Love" e um trabalho de ambiência instrumental, recebeu o nome de um dos três temas ("Turning Up The Heat Again") e, embora seja exclusivo para esta edição, não esconde uma veia melódica a la Paddy McAloon que nunca foi disfarçada e que se saúda... sempre!  



FAZ HOJE (32) ANOS #117

 
















XUTOS & PONTAPÉS, Coliseu do Porto, 13 de Janeiro de 1994
 
. Público, por Amílcar Correia, fotografia de Adelino Meireles, 15 de Janeiro, p. 27


segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

DRY CLEANING, O ASSEIO DO COSTUME!





















Será, provavelmente, o primeiro grande disco de 2026 e pertence aos ingleses Dry Cleaning. Chama-se "Secret Love", terá edição europeia pela 4AD em diversas versões recheadas e exclusivas já esta semana. Registado por fases e respeitando o "jogo de equipa" do quarteto, isto é, uma prática colectiva simultânea de parada e resposta, obteve produção recomendável de Cate Le Bon e passagens por estúdios como The Loft dos Wilco em Chicago, os Sonic Studios dos Gilla Band em Dublin e o Black Box do Loire francês onde a banda e Le Bon finalizaram o asseio. Segue-se uma digressão pela Europa para testagem ao vivo que, apostamos, há-de chegar até cá quando o clima aquecer.   

A força inusitada desta torrente britânica iniciada em 2018 continua duradoira, se bem que as lenga-lengas irresistíveis de Florence Shaw sugiram estar em fase de refinamento irónico e até literário, mas de assumido pessimismo. São conhecidas quatro das onze canções, todas com imagens coreografadas por BULLYACHE, duo formado por Courtney Deyn e Jacob Samuel consagrado em videos conceptuais de dança para temas musicais, e todos dirigidos por Cuan Roche. Um tratado!