quinta-feira, 13 de março de 2008


VINIL ARTÍSTICO!
Já por aqui falamos de uma exposição chamada "Vinyl. Records and Covers by Artists promovida pelo Museu Weserburg da Alemanha e que Serralves parecia ter programado para 2007, depois de passar por Barcelona. Confirma-se agora que a tal mostra será finalmente e felizmente apresentada em Serralves entre 10 de Maio e 13 de Julho proximo. O press relese consta assim:

Vinil - Gravações e Capas de discos de artista
10 Mai - 13 Jul 2008 - MUSEU
Esta exposição foca uma área especial da criação artística do século XX. Apresenta, visual e acusticamente, gravações de longa duração de artistas plásticos, reflectindo a variedade de experiências sonoras e linguísticas no limite da música. Com a expansão da expressão artística para o campo do som e o aspecto visual da gravação e das suas capas, surgiram obras de carácter inovador e elevada qualidade estética. Autores de diferentes orientações artísticas criaram para as suas obras sonoras capas adequadas. A banal capa de 30 x 30 cm do disco tornou-se às mãos do artista, um objecto de especial atracção. As gravações em vinil têm hoje em dia um carácter mítico para a geração mais nova, sendo para a mais velha já históricas.


A exposição está dividida em diferentes secções, desde o movimento avant-garde dos anos 20, como o Dadaísmo e o Futurismo, passando por movimentos como Fluxus, Nouveau Réalisme, Pop Art, Zaj e Arte Conceptual até às mais recentes experiências sonoras. Com frequência as gravações resultam de performances ou outras acções, documentando assim importantes manifestações artísticas desse período.

Lá estaremos e, já agora, um programa musical paralelo seria bem-vindo...

1 comentário:

Shumway disse...

Realmente promete ser muito interessante. Não faltarei.

Abraço