terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

ERLEND OYE, INSTRUMENTOS AO ALTO!


As férias de Erlend Oye não são bem férias... São sempre oportunidades de novas amizades, encontros, parcerias e colaborações com uma simples guitarra acústica tal como aconteceu na estadia pelo Chile em 2017 onde promoveu convívios solidários e onde tem regressado a cada verão sul-americano nem que seja para fazer as primeiras partes dos concertos de José González tal como aconteceu em Janeiro do ano passado. Há também um novo hábito que não dispensa o ukelele oferecido como prenda no seu quadragésimo aniversário (2015) pelo guitarrista italiano Luigi Scialdone e no qual se vai divertindo na composição.

Assim, destas viagens resultam óbvias inspirações e experiências traduzidas em canções como "Valdivia", nome de uma cidade central chilena onde confluem três rios e que se mostram no video que ilustra a novidade instrumental com a ajuda de La Comitiva e dos Stargaze, um outro trio de instrumentos de sopro. Ao seu lado há "Altiplano", mais um tema sem palavras, ambos a editar em breve pela Bubbles Records, casa do próprio criada em 2006 com o amigo berlinense Marcin Oz, o baixista dos Whitest Boy Alive.

Os temas foram registados no estúdio Saal 3 de Funkaus que Nils Fraham mantêm precisamente em Berlin e onde foi também fixada uma nova versão de "For the Time Being" dada a conhecer em Dezembro que transforma o original de 2004 ao lado dos Phonique numa pérola acústica com a cumplicidade da tal La Comitiva siciliana com quem partilha nos últimos tempos estúdios e palcos tal como ouvido e testemunhado por Guimarães em Maio de 2018. Já agora, Oye e o respectivo séquito estarão por Espanha em Abril para uma pequena digressão de quatro datas... festivas!   





Sem comentários: