quarta-feira, 30 de novembro de 2022

RYUICHI SAKAMOTO, DOZE INÉDITOS E UM TRIBUTO!

Os setenta e um anos de Ryuichi Sakamoto terão merecida e suspirada comemoração no dia do seu aniversário - depois de "async" em 2017, segue-se a 17 de Janeiro de 2023 a edição de "12", um novo álbum de originais e o décimo quinto trabalho a solo com doze composições inéditas desenvolvidas na sua casa de Tóquio. Trata-se de uma selecção aprimorada de esquiços sonoros que o artista não dispensou diariamente nos últimos dois anos, período difícil de luta contra um cancro, sendo o título das peças uma sequência temporal alinhada por data de inspiração. 

O embrulho minimalista desta íntima colecção tem autoria do coreano Lee Ufan, artista que, desde cedo, mereceu o respeito e admiração do próprio Sakamato. 

Sobre o disco afirmou: "quando finalmente voltei para casa, para minha nova moradia temporária após uma grande operação, peguei no sintetizador. Não tinha intenção de compor; eu só queria ser banhado pelo som. Provavelmente continuarei a manter esse tipo de “diário". Um pequeno teaser é o que, para já, se pode ouvir/ver. 

 

No ano dos seus setenta anos e na mesma editora, a Milan Records americana, está também disponível a partir de hoje um tributo à sua vasta obra e arte com a recreação de temas da sua autoria por uma refinada selecção de admiradores e amigos como Electric Youth, Thundercat, Devonté Hynes, Hildur Guðnadótti, David Sylvian, Alva Noto, Cornelius e Fennesz ou artistas da sua eleição como Lim Giong, Gabrial Wek e 404.zero. 

Cada um deles foi responsável pela selecção da sua preferência entre as diversas bandas sonoras e álbuns que Sakamoto foi gravando ao longo da sua já extensa carreira, o que permitirá uma nova percepção dimensional e sensorial do seu legado em treze peças. "A Tribute to Ryuichi Sakamoto - To the Moon and Back" terá edição em vinil pesado já em Dezembro.


Sem comentários: