quarta-feira, 9 de julho de 2025

AMARO FREITAS, Matosinhos em Jazz, Jardim Basílio Teles, 6 de Julho de 2025

Depois da visita de 2023, o regresso de Amaro Freitas a Matosinhos foi triunfante. Sem contemplações, como parece ser hábito do artista, os primeiros vinte minutos quase que valeriam, por si só, para fazer levantar uma qualquer plateia sentada de auditório no seu contínuo e ritmado balanço, calibre de acento sambista e quase funk que obrigava à dança. A magistral torrente só teria fim com o maravilhoso "Baquaqua", já perante forte ovação. 

Cumprindo a inspiração amazónica do último álbum "YY" que veio apresentar, passou-se, então, a uma fase de longo relaxamento, em que uma série de instrumentos ancestrais se cruzaram com o piano num jogo de serpenteado crescente que, aos poucos, se transformou numa suite vincada de sons e batidas. A subtileza do trio instrumentista evidenciou-se, então, na sua plenitude jazzística. Cintilante! 

Antes do final, haveria tempo para partilha e conexão com o muito público presente a partir de "Gloriosa", tema que Freitas dedicou à mãe, ali transformado em celebração colectiva e de aconchego a um artista cada vez mais aclamado e da família. Percebeu-se, sem truques, porquê!

Sem comentários: