terça-feira, 17 de julho de 2007


VINIL ÀS RISCAS!
A curiosa notícia já é do mês passado mas atesta a popularidade de um formato tido como em vias de extinção. Assim:
O novo álbum do White Stripes chegou com força total ao velho continente. O single que dá nome ao disco, "Icky Thump", bateu o recorde de vendas de um single em vinil, com mais de 10 mil unidades compradas em apenas dois dias. Com esse número tornou-se o lançamento mais bem-sucedido na história dos charts ingleses nesse formato. O single anterior do mesmo álbum, "Rag And Bone", foi distribuído junto da revista inglesa NME no começo do mês. A embalagem permite inserir o single seguinte, no caso "Icky Thump". A estratégia foi considerada de grande ajuda para o êxito do novo single. Antes de "Icky Thump", o single de "Love is All Around", do Wet Wet Wet, era o detentor do recorde de vendas de um single em vinil, com cinco mil unidades na sua melhor semana.

Pois é, nós também compramos o single. Falta é o tal complemento saído com o NME.... Só mais um reforço publicado no jornal Guardian de ontem:
Contrariando as tendências do mercado fonográfico – em que as vendas de álbuns lançados em CD caí a cada dia e a de músicas em formato digital é cada vez maior – a venda de discos em vinil cresce. Os dados são do grupo industrial britânico BPI. Segundo o levantamento, as vendas foram alavancadas pelos singles gravados no formato 7 polegadas. Eles são os principais responsáveis pelo aumento de 13% nas vendas, em comparação com os dados de meio de ano de 2006. Dois em cada 30 singles na Inglaterra já são lançados neste formato. Engana-se quem pensa que os vinis são comprados por nostálgicos de meia idade. Os discos são o novo mimo de uma geração jovem. A maior prova disso é que o disco em vinil mais vendido no país é o Icky Thump, do White Stripes – cujos fãs, na sua maioria, ainda não passaram dos trinta anos.

Não admira que os preços na Vandoma tenham aumentado...

2 comentários:

Hug The DJ disse...

Aproveita e manda vir o Blue Orchid pela Insound...

aglidole disse...

Pois sim! O Hug pôs-me a correr as papelarias todas da Invicta à procura do NME com, suposto, raio do vinil! Resultado, teve que o mandar vir pela net, eheheh ;)