quinta-feira, 25 de outubro de 2018

DAMIEN JURADO, Theatro Circo, Braga, 24 de Outubro de 2018

Fotografia Nuno Mendes/Luzimentos
Fotografia Nuno Mendes/Luzimentos

Fotografia Nuno Mendes/Luzimentos





























Ao longo da carreira de quase vinte cinco anos Damien Jurado gravou dezassete álbuns em duas únicas editoras, um raro registo de estabilidade e consistência que alia a qualidade intemporal das canções a uma composição muito própria e inimitável. Injustamente, tamanha cifra valeu-lhe até hoje uma única vinda ao Norte do país (Santa Maria da Feira, 2005), pelo que a sala de Braga sugeria, finalmente, uma justa homenagem de cenário eloquente e nobre logo agora que havia (mais) um disco de originais de elevadíssimo nível para apresentar.

Ao lado do guitarrista Josh Gordon (Trespassers William), foi com "Allocate", uma das pérolas que abre precisamente "The Horizon Just Laughed", que se soltou a torrente de maravilhas desse trabalho de 2018 onde a voz sedutora embrulha histórias tristonhas mas estimulantes baptizadas como de "The Last Great Washington State", "Percy Faith", "1973" ou "Dear Thomas Wolf". Com elas, começaram a abrir-se lentamente as portas para um deslumbramento por nós muito aguardado chamado "Marvin Kaplan", uma espera que só o afinar repetido da guitarra entre canções parecia atrapalhar. Aqui chegados, Jurado decidiu, então, tentar justificar a fonte inspiradora para tamanho monumento sonoro...

Ao alongar-se em intrincadas explicações (a expressão "tv show" foi repetida, sem exageros, cerca de vinte vezes) e tendo em conta outras noites de feições mais sorridentes, percebeu-se desde logo algum desconforto e ansiedade que não lhe conhecíamos e a longa e surreal história, que chegou a motivar até leves risadas na plateia, só terminou quando, at last, Jurado começou a desfiar o tal tema que começa com um "one day life will be an airport", a chave para se tentar perceber melhor o jogo entre a realidade e o sonho motivador de tantos esclarecimentos. Seja como for, a canção não deixou de pairar no teatro de forma sublime.

Mesmo brincando aos inexistentes rodies afinadores de guitarras, um luxo só ao alcance de artistas ricos onde o próprio Jurado confirmou não se incluir, o serão haveria de continuar a demonstrar uma certa angústia traduzida mais à frente no preito inevitável ao amigo e quase irmão Richard Swift desaparecido em Julho passado, com a enorme recriação de dois dos seus muitos hinos - "The Novelist" e "Beautiful Heart" soaram, assim, a um fraterno louvor de profundidade emocional ainda não ultrapassada mas perfeitamente sincero e merecedor de forte aplauso.   

O longo alinhamento, a que faltou juntar o magistral "Beacon Hill", estendeu-se a outras memórias como os assombrosos "Shape of Storm" ou "A.M. AM" mas a descarga final foi feita a solo com guitarra emprestada pelo parceiro, momento de tensão máxima que plasmou no palco um Jurado de dedo apontado repetindo bem alto algo como "I won't be back here anymore"... Quanto a este dúbio excerto de uma canção que não conseguimos identificar, esperamos somente que ele não se cumpra e que não seja preciso esperar mais treze anos até ao próximo encantamento!                 

Sem comentários: