sábado, 2 de outubro de 2021

HANIA RANI & DOBRAWA CZOCHER, BRAVO!






















Amigas desde a primeira juventude numa escola de música de Gdansk, as polacas Hania Rani e Dobrawa Czocher cedo manifestaram não somente talento mas muita curiosidade e inquietação artística. Não se estranha, por isso, terem escolhido dez canções rock do conterrâneo Grzegorz Ciechowski (1957-2001) com novos arranjos para se estrearem nos discos em 2015 ("Biala Flaga/The White Flag") e no qual não deixaram de incluir alguns originais ao piano e violoncelo, os instrumentos eleitos para se notabilizarem. 

Desde aí já houve aventuras e registos a solo, o que no caso de Rani se traduz já em três excelentes álbuns de temas para série e filmes ou composições de sua autoria com recurso surpreendente à voz, como se deu a conhecer no Porto em Setembro de 2019. Chegou o momento do reencontro solene. 

A mítica e prestigiada Deutsche Grammophon edita no próximo dia 15 o trabalho "Inner Symphonies" onde o duo assume, de forma ambiciosa e pela primeira vez, a totalidade das composições e afirma, sem rodeios, a inspiração no incontornável Philip Glass para o que acrescenta a contribuição de mais amigos, mais instrumentos e mais complexidade e tensão. 

Há já digressão ao vivo em curso que as aportará a Espanha já em Dezembro e, quem sabe, o regresso ao nosso país por onde passaram em Janeiro de 2019 com tempo para uma sessão magnífica no Teatro de Vila Real que aproveitamos para recordar. Haja esperança. Bravo!



Sem comentários: