segunda-feira, 13 de julho de 2009

NANÁ VASCONCELOS + NORBERTO LOBO (filme/concerto), Festival Curtas, Vila do Conde, 10 de Julho de 2009


Aquando da fantástica incursão de Norberto Lobo e companhia pelo filme “Tabu” de Mornau, realizado no mesmo local na abertura do Festival, pedimos mais. Surpreendentemente, nem passada uma semana, o desejo concretizou-se! Impedido por motivos de saúde de se apresentar em Vila do Conde, Vinicius de Cantuária foi substituído, em cima da hora, por uma dupla improvável, mas desconcertante. Sem grande tempo para ensaios, a perfomance de ambos na sexta-feira já quase madrugada, ficará na memória de todos e será, certamente, um momento marcante desta edição do evento.
Num primeiro andamento, musicando o filme “Manhatta” de 1929, destacou-se a percussão sábia de Naná Vasconcelos, variando recursos e instrumentos, do berimbau ao pequeno tambor, do prato à voz em loop, tendo Norberto Lobo respondido com a tambura (viola de origem indiana) em doses acertadas e harmoniosas.
Seguiram-se momentos sem filme, mas nem por isso, menos imagéticos. Já sozinho, Vasconcelos destacou-se no berimbau e na orquestração da plateia, um verdadeiro rio Amazonas em dia de chuva! Um aglomerado de sons, entre palmas e zumbidos em ritmos alternados, foram a banda sonora colectiva de um curto filme não projectado, mas que todos imaginamos. Norberto Lobo teve também direito a brilhar a solo, interpretando à guitarra um dos temas do seu fabuloso reportório. Contudo, o momento da noite ainda estava por acontecer…
O filme “Ny Ny” (1957) de Francis Thompson é, por si só, uma obra-prima. Um colorido jogo de espelhos e prismas permitiram ao (também) pintor um conjunto de fantásticas manipulações de imagens da cidade de Nova Iorque, dos edifícios, das pessoas, das ruas ou automóveis. Este projecto solitário, mas de resultados estonteantes, teve durante a projecção um acompanhamento à altura. Recorrendo à guitarra eléctrica, Norberto Lobo esteve simplesmente soberbo, cobrindo as telas que nos apareciam à frente com um superior e excelente conjunto ambiental de riffs e sons, um misto de improviso e efeito noise. A percussão de Vasconcelos moldou-se a preceito, com investidas mais furiosas e rápidas, numa sequência, a todos os níveis, inesquecível.
O também actor Norberto Lobo foi, assim, o grande vencedor do Curtas deste ano, acrescentando aos seus grandes contributos musicais, o prémio de melhor Curta Metragem Nacional com “Canção de Amor e Saúde” de João Nicolau, onde interpreta o papel principal. Um festival, este Norberto…
(videos HugTheDj)

Sem comentários: