sexta-feira, 6 de junho de 2025

BIG THIEF, DOBRAM-SE AFINIDADES!

                               Fotografia: Genesis Báez






















Um disco-regresso dos Big Thief está apontado para Setembro via 4AD, o que é boa notícia. Sinceramente, e pela afinidade que mantemos, fomos dos que tememos que a banda iria entrar em pousio ou até em ruptura depois da saída do baixista Max Oleartchik no verão passado, uma incerteza que se foi acumulando com adiamento de concertos, reforço de álbuns e projectos a solo do restante trio e tentativas, aparentemente, abortadas de integração de novos músicos. 

Chama-se "Double Infinity", nome de uma das canções e dele já se ouve "Incomprehensible", tema assombroso que abre o disco. Foi registado em modo rápido e sem filtros durante três semanas no Power Station Studio de Nova Iorque no Inverno passado, período onde contaram com a ajuda do produtor Dom Monks, colaborador de longa data da banda. No auxílio intenso - houve dias de nove horas de prática - compareceram, entre outros, a vocalista e compositora Alena Spanger, o baterista Caleb Michel, a maravilhosa Hannah Cohen e o multifacetado Laraaji que canta em "Grandmother", um dos nove originais seleccionados para o alinhamento. 

O novo álbum, o sexto, segue-se a "Dragon New Warm Mountain I Believe in You" de 2022 que teve apresentação ao vivo por cá, mas sem chegada ao Porto. Pode ser que, com a digressão "Sommersault Slide 360" a iniciar em Setembro pela América do Norte e a previsível transposição para Europa, se concretize uma visita que já faz falta... Seria incompreensível o contrário.

Sem comentários: