domingo, 20 de janeiro de 2019

DANIEL KNOX, Casa da Música, Porto, 19 de Janeiro de 2019

Fotografia e video do facebook da Casa da Música





















Dois anos depois, eis-nos de regresso à sala principal da principal casa de música ao vivo da cidade mas que tem tratado de forma displicente a dita música moderna nas vertentes pop-rock e independente. Adiante.

A oportunidade inusitada e comemorativa trouxe até lá o génio de Daniel Knox em tempos de novo e excelente álbum que motiva a digressão que começou precisamente no Porto, prometendo um concerto tão grande como o recinto, a plateia ou qualquer dos erros que pudesse vir a cometer... Um dos defeitos inexplicável estava já patente no cartaz promocional do evento que abdicou de lá colocar o seu nome ao lado de todos os outros que preencheriam a noite na Sala Suggia!

O já clássico "Ghostsong" (video abaixo) deu o tiro de partida propositado para se dar a conhecer a tanta gente que nunca o tinha ouvido, uma oportunidade de excelência quanto à divulgação do seu reconhecido talento. Pena que ao acesso gratuito e, obviamente, esgotado não tenha correspondido um obrigatório respeito pelo artista, com um quarto das cadeiras vazias enquanto as portas não paravam de se abrir para fazer entrar os atrasados ou fazer sair os muitos jovens impacientes sem tempo para contemplações ou pianistas barbudos que o toque para abanar o capacete há já muito que tinha trinado.

Permanecendo imune aos atropelos, Knox não se fez rogado e em rápidos quarenta e cinco minutos apresentou e surpreendeu muitos dos presente com meia dúzia dos seus fortes atributos em forma de canção, tantas quantas as pautas reduzidas a bolas de papel que arremessou para a chão no final de cada uma delas, uma imagem de marca que vêm de longe e que sugere como que um alívio dorido. Do maravilhoso "Blue Car" até ao novo "Capitol" tocado no final e pela primeira vez ao vivo sem a voz de Jarvis Coker, o pequeno recital soube a pouco, fazendo emergir a urgência de uma nova oportunidade em nome próprio que se adivinha para Fevereiro em Leiria e Lisboa mas que convinha alargar atá ao Porto, cidade mais que perfeita para fazer ecoar como deve ser as suas maravilhosas histórias (estamos curiosos em saber quem é uma tal "Anna14") e prolongar a sua imensa simpatia. 
   

Sem comentários: