sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

JACCO GARDNER, NOVA VIAGEM!











E ao terceiro álbum Jacco Gardner decidiu mudar de nave espacial! Habituados, e bem, a uma pop psicadélica de estrelar efeito repetido ao vivo nos últimos seis anos por Barcelos, Guimarães, Porto, Açores ou Lisboa, o holandês voador decidiu fazer da capital portuguesa a base de criação e lançamento para novas aventuras. Assentou por lá a residência, construiu um estúdio repleto de maquinaria analógica vintage e estranha e pôs para trás das costas a voz e as letras para as canções de forma a que a profundeza do mergulho fosse notoriamente mais íntima.

O que vale agora é mesmo uma requintada e melodiosa versão instrumental onde os sintetizadores servem de combustão a "Somnium", disco lançado em Novembro na Full Time Hobby, a casa europeia onde moram inquilinos como Katie Von Schleicher, The Saxophones, Micah P. Hinson ou os Tunng. O fascínio pelo livro com o mesmo nome escrito por Kepler em 1608, tido como o primeiro alusivo à ficção científica, despertou uma série de experiências sónicas com tradições cósmicas nos Tangerine Dream, Brian Eno ou até Mike Oldfiled mas onde ecoam sonoridades de futurístico mistério e de que "Past Navigator" é um bom exemplo.

Decorreram já concertos de apresentação como os realizados em Dezembro no, claro, planetário de Amesterdão e onde se fez acompanhar de María Pandiello, a María P. dos Electric Rainbow, colectivo de aficionados do vinil esotérico. A nossa vez para a descoberta deverá chegar lá para Março onde há uma aproximação ibérica ao vivo já agendada...





Sem comentários: