domingo, 5 de junho de 2022

THE WEATHER STATION, M.Ou.Co., Porto, 2 de Junho de 2022

"Bem-vindos à escuridão...". Foi assim que Tamara Lindeman aka The Weather Station se apresentou, já ao piano e depois de um primeiro tema de joelho no chão no centro do palco, perante uma plateia de indisfarçáveis conhecedores que sabiam ao que iam - uma imensidão de canções tristes de um mundo muito próprio que ganhou no último álbum "Ignorance" um projecção merecida e unânime. Aí se notam, em definitivo, algumas das qualidades e teimosias em fazer da composição um ponto de partida multiplicador de recursos orquestrais que (pre)enchem o disco de uma eloquência sonora brilhante. 

Com a ajuda de Macie Stewart, multi-instrumentista de Chicago, o concerto ficou despido dessa grandeza para se envolver numa outra, talvez mais sonhadora e simples, mas de efectiva beleza e comunhão. Ouvir "Robber" ou "Parking Lot", por exemplo, sem esse fardo de sofisticação só activou ainda mais os sentidos para a poética subtil das líricas e de um aveludado da voz de notável distinção. As histórias e confissões contadas antes de muitas das canções funcionaram com um género de prefácio de auto-relaxamento colectivo, servindo para libertar a respiração e preparar a concentração para cada um dos dezasseis capítulos de um alinhamento que culminou em "Traveler", uma pérola do disco de 2011 que arriscou sozinha à guitarra como despedida inesperada. 

Uma verdadeira lição de classe e que se aconselha na insistência útil de ouvir os seus álbuns como método de ensino para continuar, maravilhosamente, olhar para as estrelas... às escuras!

Sem comentários: