segunda-feira, 13 de maio de 2024

MORENO VELOSO, IRRESISTÍVEL!

Na recente passagem por Espinho de Moreno Veloso ao lado do primo Bem Gil foram apresentados alguns temas de um novo álbum, como confessado, já então gravado mas de que não foi divulgado o título. 

Pois bem, chama-se "Mundo Paralelo", é o primeiro, ao fim de dez anos, desde "Coisa Boa", e é temperado no samba e na MPB num vavivém de estúdios caseiros entre o Rio de Janeiro e Lisboa, cidades onde foram acertadas as colaborações (Domenico Lancellotti na bateria e glockenspiel, Pedro Sá na guitarra, Ricardo Dias Gomes no baixo e sintetizador e Rodrigo Bártolo nos sintetizadores) e afinações mas que não perde de vista a Salvador natal. 

Entre os dez temas há uma versão de “Deixa Estar”, canção de Marina Lima gravada em 1998, e neles rodam e pairam o pai Caetano Veloso e a tia Maria Bethânia para quem compôs, com Luís Filipe de Lima, o tema "É de Hoje" que a mesma tia apreciou na perfeição mas que decidiu não gravar, segundo história contada no concerto espinhense. 

Nele também se deu a conhecer o tema-título "Mundo Paralelo" composto com o conterrâneo Tiganá Santana e o fantástico "A Donzela se Casou", tocado com "prato-e-faca", método inicial usado no registo para o disco e para o que convidou a família (os irmãos Zeca e Tom, o pai Caetano e a tia Bethânia) a juntar-se ao ritmo do samba e da roda. Irresistível!



Sem comentários: