quarta-feira, 29 de maio de 2024

SISSOKO & GRIPPER, SINERGIA MÁGICA!





















A kora de Ballaké Sissoko há muito que não toca sozinha. De parceria em parceria, de instrumento em instrumento, já se lhe juntou o violoncelo de Vicent Delarm, uma outra kora de Toumani Diabaté, a guitarra eléctrica de Jaj Mahal ou o piano de Ludovico Einaudi. Há agora uma outra sinergia de efeito mágico, desta vez com a guitarra clássica do sul-africano Derek Gripper e a merecer disco editado este mês. 

Depois de alguns concertos juntos, foi em Londres que os dois se divertiram ao longo de três horas em estúdio, uma sessão de improviso assumido e que resultou em seis peças de encontro entre cordas e os respectivos instrumentos e não entre tradições, como convêm frisar. Gripper há muito que é um fascinado pela música africana, tendo arriscado passá-la para guitarra e experimentado um registo sério desta paixão com o álbum "One Night On Earth", uma aventura sonora de 2012 onde é à guitarra que os sons da kora se reinventam. 

Depois de uma digressão pelos E.U.A. em Março passado, os dois irão apresentar o álbum editado pela Matsuli Music à África do Sul já em Junho, mas por estes dias Sissoko dedicou-se ao vivo em Paris a outra colaboração com o inglês Piers Faccini, amigo com que já toca há décadas e que resultou no tema original "The Fire Inside" publicado em 2022. Prometido está agora um álbum inteiro a meias... 

Nem de propósito, alerta-se para o concerto imperdível que junta Ballaké Sissoko a Vincent Segal (violoncelo), Emile Parisien (saxofone) e Vincent Peirani (acordeão) marcado para o dia 5 de Julho no Auditório de Espinho, evento que faz parte do FIME-Festival Internacional de Música de Espinho a comemorar a 50ª edição!  


Sem comentários: