quarta-feira, 3 de julho de 2024

MERCURY REV, FANTASIEMOS!





















Talvez os Mercury Rev não tenham nunca mais alcançado a profundidade e eternidade de "Deserter's Songs", um marco sonoro lançado em 1998 e a que o amigo David Friedman deu arranjos sublimes. Talvez aos Mercury Rev também não se deva pedir que o façam mas é certo que muitos dos álbuns seguintes, mesmo sem deslustrar esse legado, se tenham sempre nivelado por uma pop aceitável e sem riscos. 

Agora, quando vislumbramos a capa de um novo disco de tonalidade aproximada nas cores e na tipografia ao referido "Deserter's Songs", fomos a correr ouvir as canções, mas de "Born Horses" de seu título, com saída pela Bella Union em Setembro, só duas estão audíveis, as primeiras em nove anos de ausência de originais. Mesmo assim, a coisa "espiritual" promete.

Registado, como é hábito, em Catskill Mountains, Nova Iorque, a sonoridade estica-se num género de psicadelismo ambiental, uma mescla assumida de negritude e claridade com muito passado e arrojado futuro a lembrar bandas sonoras de ficção científica ou de romances visionários. Fantasiemos pois...


Sem comentários: