quarta-feira, 21 de abril de 2021

JON HOPKINS, SERENIDADE!






















O produtor inglês Jon Hopkins, nomeado quase sempre como um protegido de Brian Eno, tem na música electrónica um alargado campo de experimentação em nome próprio com vista à dança ou destinado a um argumento cinematográfico previamente percebido. Há de ambas as facetas inúmeros bons exemplos como o último de originais "Singularity" lançado em 2018 ou a banda sonora premiada para o filme "Monsters" de 2010. 

Acrescenta-se ainda uma vertente inesperada mas sedutora que contempla somente o piano vertical através do projecto pioneiro "Asleep", um EP ambiental de 2014 concebido na fria Islândia onde despiu completamente alguns dos temas do disco "Immunity" do ano anterior para surpresa geral mas de conforto imediato como se comprova na recordação abaixo. 

Há agora uma insistência no modelo artístico com "Piano Versions", um género de disco irmão do referido "Asleep", onde embrulhou peças originais e preferidas de Roger & Brian Eno ("Wintergreen"), Thom Yorke ("Dawn Chorus"), Luke Abbott ("Modern Driveway") e James Yorkston ("Heron") com uma camada analógica e serena a lembrar Nils Frahm ou Peter Broderick. A versão digital está já disponível mas anuncia-se para Julho o EP em vinil azul de edição limitada.



 

Sem comentários: