100 POSTERS 134
SQUIRRELS
A Decade of Hot Dogs, Large Mammals, and Independent Rock: The Posters of
Jay Ryan
New York; Akashic Books, 2010
Temos pelos posters de concertos uma atracção fatal. Roemos ainda mais as unhas enquanto não deitamos a mão a um
qualquer afixado numa parede de um bar ou de uma sala de
espectáculos, nervos que aumentam se o artista estiver por perto e na
disposição de lhe escrever em cima uma pequena dedicatória ou rabiscar uns
desenhos. Já alcançamos algumas "vitórias" saborosas, uma tradição
longínqua iniciada num concerto dos Go
Betweens no Porto há largos anos. Claro que nem sempre o cartaz ou a imagem que
anuncia o concerto é do nosso agrado, mas vale quase sempre a intenção, ou
seja, o cuidado posto pelo promotor, banda ou artista no anúncio do evento.
Para o efeito convidou-se geralmente um amigo cúmplice que gosta também de
música e que, ouvindo as canções, trata de se inspirar adequadamente. Criam-se,
assim, laços afectivos surpreendentes o que no caso do americano Jay
Ryan implicou responder a desafios lançados pelos Shellac, Interpol, Queens
of The Stone Age, Low, Stereolab ou Andrew Bird, só para citar alguns nomes agora
mais conhecidos pelo velho continente. Como qualquer banda em início de
carreira, esta colaboração com um criador ele próprio um músico com banda
(Dianogah) permitia atingir um público-alvo restrito mas desde logo atraído
pelo inusitado e sempre atractivo cartaz. Acresce o gosto de Ryan por animais,
presença quase obrigatória em muitas das suas produções, principalmente os
esquilos que se transformaram numa imagem de marca muito própria. Das paredes
de clubes locais ou esquinas das ruas de Chicago para as galerias de arte
demorou pouco tempo para que a sua inconfundível arte se transformasse numa
referência internacional e o seu pequeno mas já famoso estúdio “Bird Machine” um
caso de sucesso que junta a tipografia tradicional, as artes gráficas, o design
e a música independente. Uma receita condenada a vencer e, em tempos virtuais,
a sobreviver com arrojo!
Sem comentários:
Enviar um comentário