terça-feira, 23 de julho de 2019

YAMANDU COSTA & ORQUESTRA CLÁSSICA DE ESPINHO, Espinho, 20 de Julho de 2019

Foram precisas quarenta e cinco edições para a nossa estreia no conceituado festival de música clássica espinhense... em boa hora, nossa!

Habituado a experiências semelhantes em solo europeu que implicam ensaios prévios em regime acelerado, o descontraído "violonista" brasileiro Yamandu Costa teve na jovem orquestra um suporte imaculado. O propósito de evidenciar a guitarra do virtuoso pelos arranjos simples cedo prendeu a atenção de uma plateia generosa que, mesmo atravessada pela brisa fria do espaço público, não deixou de ovacionar a sucessão de partituras sinfónicas.

Jogou-se num tabuleiro cruzado de influências sul-americanas em diversos andamentos e variações de estilos e sempre que, a solo, Yamandu nos prendeu pela inata capacidade de desdobramento e virtude técnica na interpretação dos seus originais, respondeu a orquestra com uma clara e harmoniosa capacidade técnica onde as cordas dos violinos e violoncelos ganharam uma dimensão onírica expressiva e facilitadora da partilha e do consequente sucesso. Nossa!

Sem comentários: