quarta-feira, 6 de maio de 2020

FLORIAN SCHNEIDER-ESLEBEN (1947-2020)














A vanguarda sonora exibida e praticada pelos germânicos Kraftwerk foi no início dos anos setenta um vector diferenciador e distinto. A esse arrojo juntou-se sempre uma distância medida a rigor em relação ao mainstream, à fama ou ao estrelato que os discos sucessivamente confirmavam e até pediam. A dupla artística fundadora Ralf Hütter e Florian Schneider-Esleben controlou a carreira à sua maneira, ou seja, apostando na junção clara da imagem e do seu desenho a uma sonoridade electrónica única e imediatamente influenciadora e plagiada.

Em 2004, depois de avanços e recuos e com a plenitude dos seus elementos, a banda decidiu reunir-se para uma digressão de apresentação do álbum "Tour the France Soundtracks" o que acarretou a estreia em Portugal para um concerto único no Coliseu de Lisboa cheio como um ovo. Estivemos lá, de boca aberta pela surpresa do rigor e do resultado abismal do espectáculo e de que, antecipadamente, receamos o pior... Vivemos, ainda, outra confirmação ao ar livre, uns meses depois, na Zambujeira-do-Mar. Bons tempos!

Quanto a Florian Schneider, faria o último concerto com os companheiros por Espanha em 2006. Faleceu ontem (?) com 73 anos. Peace!

Sem comentários: