O conjunto seleccionado deu origem ao livro "A Book of Days" publicado pela Penguin onde estão 365 imagens, uma por dia do ano, a que Smith acrescentou um texto introdutório ao seu modo e estilo de vida, recordando viagens, amigos e experiências.
A edição motivou um interesse mediático assinalável. A revista feminina "Harper's Bazaar" fez-lhe uma fascinante entrevista e deu-lha capa da edição de Dezembro (acima) plena de fotografias e de um desfile de roupa em jeito de modelo jovem, que afinal, continua a ser.
Também a "Uncut" inglesa se apercebeu do filão. Há agora um "Ultimate Music Guide" sobre Smith que se segue a um outro destaque que a "Mojo" tinha já iniciado na edição de Agosto passado em que se revelam, nas suas palavras, alguns segredos para a longevidade artística de mais de 50 anos!
Para trás, de assinalar um primeiro livro sobre Patti Smith escrito por uma mulher, Caryn Rose, uma veterena jornalista que tenta traçar a influência que os seus discos e livros tiveram e continuam a ter na arte, na música e na palavra escrita. "Why Patti Smith Matters" está publicado pela University of Texas Press na séria "Music Matters".
Em Portugal o fenómeno tem também impacto. Uma biografia traduzida e em banda desenhada da autoria de Ana Müshell têm edição da Iguana, nova editora do grupo Penguin Random House, um projecto que pretende publicar exclusivamente BD, biografias ilustradas e novelas gráficas. Uma excelente prenda de Natal!
Na passagem pelo "Tonight Show" de Jimmy Fallon há poucas semanas, Patti Smith falou sobre o novo livro mas desvendou alguns dos truques e histórias para trabalhar com Bruce Springsteen, do significado de "Because the Night" ou dos filmes de John Wick e, consequentemente, de Keanu Reeves. Imperdível.
Patti Smith fez 76 anos ontem, 30 de Dezembro. Parabéns, madrinha!
Sem comentários:
Enviar um comentário