segunda-feira, 23 de setembro de 2024

WINTEN + MAPLE GLIDER, Loja Socorro, Porto, 20 de Setembro de 2024

Na cave da loja de discos (e não só) Socorro da Rua Guedes de Azevedo esconde-se um espaço para concertos de programação diversa que não dispensa a nova pop como a da jovem Tori Zietsch aka Maple Glider. A cidade, não por acaso, foi a escolhida para terminar uma primeira digressão internacional de formato acústico e descontraído na companhia de dois amigos de cumplicidade próxima que atraiu uma boa plateia curiosa na descoberta da artista e do espaço. 

Bridgette Winten, uma dessas amizades com dotes confirmados na fotografia e na realização de videoclips, é também compositora de canções já gravadas para o disco de estreia "Waving To My Girl" de 2023, e a oportunidade serviu para que algumas se fizessem ouvir na intimidade e ternura de uma guitarra acústica. Voz suave para contar histórias de desamor, conflictos familiares, insegurança ou rejeição, uma colecção de simpatia assumida e recepção de aprovação imediata.

 

Uma canção natalícia ("Mama It’s Christmas") sugeria ser uma escolha extemporânea para iniciar um concerto, mas o Natal que Maple Glider nos queria fazer lembrar não é esse, fofinho e alegre, mas um outro que a religião vai fingindo numa hipocrisia secular. O tema, nada inocente, espalha-se a muitos outros que na infância e juventude a baralharam nas convicções e certezas e que, desde cedo, verteu para canções desanuviadoras ("Dinah") mas encorajadoras na vontade de se tornar denunciante (en)cantada. 

A seu lado, a referida Winten e o guitarrista Adam ajudaram a que, aos temas, se acumulasse uma camada de suavidade, ora vocal ou instrumental, onda desinibida que teve cume numa versão de "You're Still the One" de Shania Twain. O espanta espíritos relaxado só mais à frente se confirmou numa festa contida comemorativa do término da tournée, fazendo o trio regressar para um encore inesperado e arriscado para despir e tornar a vestir "As Tradition" de forma inédita. Concerto oportuno, prometedor que, mau grado o imenso calor e a pobreza cenográfica do espaço, se espera tenha continuidade...  

Sem comentários: