segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

NICK GARRIE, TESOURO PORTUGUÊS!
















Ao inglês Nick Garrie será sempre associado o mítico álbum "The Nightmare Of J.B. Stanislas" editado em 1969 depois de alguns contratempos e imprevistos, nomeadamente, o suicídio de Lucien Morisse, dono da editora francesa AZ na qual o disco iria sair, o que levou à edição de somente cem exemplares, transformando-o numa raridade do rock psicadélico ainda hoje de aquisição dispendiosa

Já no nosso século, o disco viria a ter posteriores publicações o que permitiu ao artista um reconhecimento mais alargado e um regresso aos originais com "49 Arlington Gardens" em 2009 e "The Moon and the Village" em 2017. Junta-se agora mais uma raridade com ligação a Portugal, por onde esteve em digressão em 2014

Afastado da música profissional, dedicou-se desde os anos setenta à instrução de ski, viajando pela Europa mas não deixando, mesmo assim, de tocar em bares e casas de amigos, o que aconteceu mais tarde numa estadia soalheira por Portugal no início do milénio (sic). Embora apresentado como gravado numa "bodega", o espaço mais correcto deverá, às tantas, ser descrito como uma adega ou, melhor, restaurante/tasca, onde foi recebido com enorme entusiasmo. Da estadia resultou uma sessão registada num estúdio instalado no último piso de um prédio (?). Nas suas palavras: 

"And then one summer we went to a lovely village in North Portugal where we picked tomatoes from the field. One night I went out to a 60s type bodega run by a fierce 80 year old with a big stick. He was watching me watch a guitarist and asked me if I played a little. 

He pulled out a guitar from under the counter and I sang "Deeper Tones of Blue" and I was home for the first time since I recorded Stanislas all those years ago. Sure enough someone asked me if I’d like to make a record and I said yes provided we have the Portuguese guitar which I’d fallen in love with. 
We recorded on the top floor of a block of flats with the local bus rattling round the corner. I slept on a bench and when we finished I took everybody out for dinner. 

When I got back to my bench in the wee hours of the morning the young Portuguese guitarist was sitting there with a bonnet pulled over his eyes. 
"What are you doing"? 
"I stay till the morning comes" (which is one of the songs we recorded). 

Well, the album went nowhere and lay on my shelf for 20 years until someone wrote in asking for it. 
I listened and loved that Portuguese guitar all over again. Many stories to tell but in the meantime my heartfelt thanks to Jose Cid who often invited me to sing at his gigs and Antonio Freitas who is the kindest person in Music." 

Resultado: "Summer Nights – The Lost Portuguese Session" inclui onze temas seus polvilhados de guitarra portuguesa e não só e que a Tapete Records alemã editou a semana passada. A imagem da capa acima talvez sirva para identificar o local nortenho da história ainda com muitas pontas soltas, mas não temos a certeza se ela é referente ao momento descrito, o que se afigura bastante improvável. 

Aqui fica "Deeper Tones of Blue", tema que motivou a interacção e que faz parte do referido "The Nightmare Of J.B. Stanislas". Para escutar pequenos excertos do tesouro redescoberto, o caminho é este...

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