quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

ROBERT FORSTER, A CHAMA DO AMOR!






















Em 2021 o ex-The Go-Betweens Robert Forster assumiu, para ele próprio, que a consistência e proximidade de um conjunto de novas canções entre mãos permitia pensar num novo álbum de originais. Mesmo assim, foi adiando o projecto ao mesmo tempo que se entretinha na escrita pausada de um primeiro romance. Mas a vida é uma caixa de surpresas e uma doença grave da parceira de trinta e dois anos Karin Bäumler haveria de chegar tormentosa e desafiadora. 

A música foi então, e mais uma vez, motivo para reforço da união e tenacidade com uma partilha caseira das novas canções em ambiente nocturno depois de dias de medos, tratamentos, exames ou hospitais. Num desses temas, tocado pausadamente enquanto a companheira descansava, Forster sussurrou "She's a fighter, fighting for good", linhas de uma lírica que a canção precisava e que se tornou no primeiro single e faixa de abertura de "The Candle And The Flame", o oitavo disco a solo que as circunstâncias aceleraram, afinal, na prontidão e que estará totalmente disponível no início de Fevereiro

As nove canções foram produzidas pelo próprio e pela família, isto é, a esposa, o filho Louis Forster dos The Goon Sax e a filha Loretta, uma tarefa concretizada em seis meses, com interrupções óbvias, mas sempre em ambiente "live" e informal num estúdio da natal Brisbane australiana e sem auscultadores ou overdubs. A mais recente e extraordinária "Tender Years", com video dirigido pelo casal, é só mais uma expressão dessa chama de amor eterno.


Sem comentários: