quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

GRUFF RHYS, ESTREIA EM BANDA SONORA!





















Na imensidão de projectos e parcerias que o galês Gruff Rhys têm desenvolvido desde 1988, quer como frontman dos saudosos Super Furry Animals quer em modo solitário, nunca tinha cabido uma banda sonora. Os últimos dois anos foram, pois, em parte preenchidos com a concretização de um desafio de composição destinado ao filme "The Almond & The Seahorse" e que se aproxima na edição pela Rough Trade

Dirigido por Celyn Jones e Tom Stern, o enredo da película foi escrito por Jones e Kaite O'Reilly, tendo como base uma peça de teatro de O'Reilly de 2008 com o mesmo nome onde se conta a história de uma arqueóloga (Rebel Wilson) e de uma arquitecta (Charlotte Gainsbourg) em luta dolorosa contra o passado traumático causador de degradação neurológica, o que remete directamente para o título escolhido. O filme teve já première seleccionada em alguns festivais australianos e norte-americanos. 

Nas vinte e duas faixas originais compostas por Rhys há instrumentais e algumas canções registadas com a National Orchestra of Wales em tempos de pandemia, o que causou uma constante variação de locais de gravação, desde casas de amigos a átrios de espaços públicos, usando e abusando alternadamente do Mellotron, sintetizador mítico, e do violoncelo. O resultado de variação sónica e acústica tem em "Amen", a primeira canção a ser conhecida, uma aproximação sonora à saudade e frustração, na realidade, temáticas inerentes ao drama que tem estreia marcada para Portugal, ainda sem título traduzido, para 18 de Maio próximo.


Sem comentários: