segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

DAVID BYRNE, ESTÁ CHEGAR O HOMEM GORDO!

A pretensão sempre foi assumida por David Byrne - compor e gravar uma canção natalícia o que agora se pode ouvir de forma oficial com "The Fat Man's Comin". O tema sofreu várias apresentações ao vivo em 2014 sob o nome de "Fat Man" e terá sido escrita no ano anterior durante o processo de colaboração com St. Vincent (álbum "Love This Giant"). O respectivo video tem animação baseada num storyboard do próprio Byrne concebido como projecto prévio mas que nunca conheceu a luz do dia devido aos gastos absurdos, tendo a canção acabado na prateleira. 

Para o novo registo associou-se ao arranjador Jherek Bischoff e a uma "orquestra" completa de nove músicos sendo o resultado, como pretendido, um tema "creepy old school" ao jeito da lendária música "Teddy Bears Picnic". 

A história e conceito associado "ao homem gordo" que deixa presentes em casa das pessoas, numa secular onde de consumismo, serve de alerta e confronto com a necessidade de um outro espírito mais solidário e ecológico, sendo por isso o objectivo deste lançamento a recolha de dinheiro destinado à organização internacional 350.org que pretende acabar com o uso de combustíveis fósseis e fazer a transição para energia renovável. O esforço visa, ainda, manter em actividade o projecto "Reasons To Be Cheerful". As doações estão disponíveis através do bandcamp oficial.

Sem comentários: