sexta-feira, 22 de maio de 2009

KIMYA DAWSON + KARL BLAU + ANGELO SPENCER, Mercado Negro, Aveiro, 21 de Maio de 2009


Já passava das meia noite e meia quando Kimya Dawson se sentou na cadeira do auditório negro. Pegou na guitarra e iniciou um recital de canções simples e pessoais. Chamam-lhe anti-folk, mas a luta ontem teve outro destinatário – o sono! Acordada desde muito cedo em trânsito para Portugal, a que se juntam alguns imprevistos, a cantora confessou simpaticamente o seu cansaço e tudo fez para o espantar. Realizou exercícios de voz, promoveu o humor (uma tatuagem no seu braço dizia “Laff Loud”!) e contou histórias, muitas delas à volta das canções do último disco “Alphabutt”. Os temas, destinados às crianças, contêm disfarçadamente alfinetadas ao mundo dos adultos e em “The Alfhabutt Song” ou “I like Beers” tiveram acompanhamento pronto dos presentes em refrões infantis colectivos do tipo “splash, splash, splash”! Brilharam ainda os conhecidos “Loose Lips” ou “So nice so smart” da banda sonora de “Juno”, mas dadas as circunstâncias, o instrumental “Sleep” não foi escolhido! Já no último encore, perante a insistência e sem mais nada de novo para apresentar, a surpresa foi a interpretação só com voz de “Greatest Love All” de Whitney Houston, cantada por todos a que se juntou, obviamente, uma coreografia a rigor! Um memorável soporífero…


Antes de Kimya Dawson, coube a Karl Blau e Angelo Spencer fazer o aquecimento. O primeiro, num registo algo experimental, apresentou uma mescla por camadas de folk e rock com potencialidade, mas o atraso e improviso com que montou os seus instrumentos resultaram nos melhores momentos cómicos da noite. Prometeu voltar mais a sério…
A abrir Angelo Spencer, marido de Kimya, mostrou-se irrequieto e também imprevisível no discurso. Rock cru com uma guitarra e bateria e letras um pouco naifs, precisariam talvez de maior produção. Pediu nomes de crooners portugueses para se inspirarar e a sugestão caiu em Jorge Palma e Vitor Espadinha, que prometeu ouvir e investigar, mas ouve alguém que gritou Bruno Alves... Talvez resulte! (videos HugTheDj)

Sem comentários: