sexta-feira, 14 de junho de 2019

BILL RYDER-JONES, Hard Club, Porto, 12 de Junho de 2019

Há dezasseis anos atrás, numa noite do mesmo mês, a menina Chan Marshall aka Cat Power subia ao estrado do bar Blá Blá em Matosinhos para um concerto memorável pelas más razões. Em mais de uma hora, que nos lembremos, tocou uma única canção a muito custo perdida entre devaneios, nonsense talk, bebida e mais bebida com o engrossar notório e ameaçador das reclamações, bocas e tensão, o que levou no final a uma montanha de pedidos de reembolso do preço do bilhete ao desgraçado do promotor. Não teve piada nenhuma!   

Quando Bill Ryder-Jones entrou, atrasado, em palco munido de água tónica para ir misturando com as garrafas de gin britânico Tanquerey que, tínhamos notado, já há muito que se encontravam à espera ao lado do teclado, tememos o pior. Confessado o gosto pela bebida logo que se levantou para tocar guitarra, o perigo de descontrolo como que se foi evaporando entre excelentes canções, histórias, piadas, provocações e um elevado nível de stan-up-comedy a que o público bondoso, cool, como reconhecido, foi respondendo, encaixando e apreciando.

Certamente que a set-list previamente definida não foi totalmente cumprida, mas, who cares, o serão cargo de Jones e do parceiro Liam mesmo não sendo num pub inglês acabou por resultar numa partilha tão próxima e informal que envolveu ofertas de bebidas nos dois sentidos, empréstimo de palhetas vindo do público, pedidos de canções - quem solicitou a versão de "Something Like You" de Mick Head que acabou mesmo por ser tocado merecia uma dose extra de bebida - e a fatal discussão inglesa sempre que a sineta toca na hora do fecho: para onde é que vamos a seguir? A sugestão foi para montar a "tenda" um pouco mais acima... Tudo com imensa piada!

Sem comentários: