sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

YOKO ONO, O FEITIÇO DAS CANÇÕES!





















Os oitenta e oito anos de Yoko Ono são, por si só, uma cifra artística assinalável. Polémica, vanguardista, inquieta, a panorâmica de intervenção no mundo da arte teve sempre uma multifacetada afirmação pelo conceptualismo arrojado das perfomances, das instalações ou dos filmes. A mostra que Serralves apresentou, em boa hora, no Porto em 2020 é a prova da contínua urgência de liberdade como condimento inspirador e agregador. Contudo, no mundo da música, a sua acção e carreira sempre motivou alguma polémica e indiferença muito à custa da eterna questão da separação dos The Beatles mas há quem continue, e bem, a prestar-lhe homenagem e tributo merecidos. 

Um álbum de versões de temas compostos por Ono não é novidade. Em 1984 o marido John Lennon promoveu a compilação “Every Man Has a Woman Who Loves Him” com uma dúzia de covers de artistas como Elvis Costello, Harry Nilsson ou Roberta Flack e, em 2007, uma outra e mais arrojada série de versões e remixes chamada "Yes, I'm A Whitch" foi editada pela Astralwerks com o dedo da Apple Records, reunindo uma contenda de nomes mais diversos e onde comparecerem os Death Cab For Cutie de Ben Gibbard. Pois é precisamente ele o ideólogo e curador de uma outra respeitosa veneração - "Ocean Child: Songs of Yoko Ono’ sai a 18 de Fevereiro, dia de aniversário da artista, e pretende insistir na importância e pertinência contemporânea da música de Yoko Ono. 

Três das bandas participantes - os Yo La Tengo, os The Flaming Lips e os Deerhoof - já colaboraram com Ono no passado mas há uma série de outros nomes de respeito a redobrar o feitiço: Sharon Van Etten (que está em todas), Sudan Archives, US Girls, Jay Som, Stephin Merritt (Magnetic Fields), Japanese Breakfast e David Byrne que se apresenta ao lado dos Yo La Tengo numa espectacular rendição de "Who Has Seen the Wind?". Parte dos lucros obtidos reverterão para a organização Why Hunger que a própria Ono tem apoiado generosamente na luta contra a fome e a subnutrição.



Sem comentários: