sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

THE SMILE, SORRISO SÉRIO!















No início de 2021 o imprevisível Thom Yorke anunciava o embrião de um nova banda chamada The Smile. Atendendo à hiperactividade artística que sempre demonstrou nos últimos anos, o projecto sugeria ser mais um reflexo extemporâneo de criação ao lado de Jonny Greenwood, parceiro ancestral dos Radiohead e Tom Skinner, um dos bateristas dos fantásticos Sons of Kemet. A coisa, afinal, é séria! 

Em Maio último, aquando das transmissões virtuais do festival de Glastonbury, aconteceu o primeiro concerto surpresa e somaram-se os rumores da gravação de um álbum inteiro que o produtor envolvido Nigel Godrich assegurava estar pronto e de que dizia "não ser um disco rock". O mistério foi-se dissipando com "Free in the Knowledge", tema inédito que escolheu para a sua aparição e regresso ao palco do Royal Albert Hall durante evento Letters Live ocorrido a 30 de Outubro. Mais recentemente, o Instagram oficial serviu de plataforma para um género de ensaio acessível, perfomance rapidamente disponibilizada e alargada na partilha. 

Há agora um tema oficial - "You Will Never Work In Television Again" - que parece contrariar a sentença de Godrich já que estamos perante uma canção a roçar o punk-rock que pode indicar, ou não, uma tendência gostosa. Para o comprovar em definitivo estão marcados três concertos consecutivos em 24 horas (29, sábado e 30, domingo, de Janeiro) no anfiteatro da Magazine London, bem no centro das Docklands, em três fusos horários diferentes, com três transmissões globais e para três plateias sentadas mas ao vivo. Músicos em palco? Três!


Sem comentários: