terça-feira, 8 de março de 2022

MULHERES QUE FAZEM BARULHO!















Há na história do rock português uma diversidade de carreiras femininas dignas de destaque a merecer celebração que se efectiva a partir de hoje, Dia Internacional da Mulher. 

A Casa Comum da Universidade do Porto, com a colaboração do seu Instituto de Sociologia, apresenta a exposição Mulheres Que Fazem Barulho! que "nasce com o propósito de homenagear mulheres relevantes do rock português desde o pós-25 de abril até à atualidade. Para isso, propõe-se a contar as suas histórias através discos, cassetes, roupas, adereços, rabiscos de letras, pautas, baquetas, instrumentos musicais, entre outros objetos marcantes nas respetivas carreiras". 

Assim, no auditório do espaço da Praça dos Leões, estão em destaque quinze mulheres cantoras, intérpretes, instrumentistas ou compositoras de variadas idades e épocas como Anabela Duarte (acima, Mler If Dada), Ana Deus (Ban, Três Tristes Tigres), Xana (Rádio Macau), Manuela Azevedo (Clã), Beatriz Rodrigues (Dirty Coal Train), Cláudia Guerreiro (Linda Martini), Sandra Baptista (Sitiados e A Naifa), Lena D’Água, Marta Abreu (Voodoo Dolls e Mão Morta), Ana da Silva (The Raincoats), Ondina Pires (Pop Dell’Arte, Ezra Pound & A Loucura e The Great Lesbian Show) ou Carolina Brandão (Sunflowers). 

A curadoria pertence a Paula Guerra, professora do departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), e a inédita mostra pode ser vista de forma gratuita até 30 de Setembro. Prometido está um programa paralelo a anunciar em breve. Um mundo... a seus pés!

Sem comentários: