terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

VIRGINIA ASTLEY, JARDIM DAS VIRTUDES!

O disco "From Gardens Where We Feel Secure" de Virgina Astley, lançado em Julho de 1983, é um caso precioso de sucesso invisível entre nós já que foram muitos os familiares e amigos que o compraram e guardaram como um tesouro. Serão, por isso, ainda inúmeras as casas onde ele repousa, como a nossa, eterno na sua majestosa delicadeza de um piano e de uma, dita, sonoridade pastoral de infusão na natureza e na rusticidade britânica (Moulsford-on-Thames). Nesses tempos, o tema "A Summer Long Since Passed", o segundo do lado A (o lado "Manhã"), fez correr muitas lágrimas de amor e carinho(s)... O disco foi remasterizado e reeditado digitalmente em 2021

Astley manteve-se, desde logo, bastante activa com diferentes abordagens artísticas que incluíram o spoken word, a poesia ou infiltrações acústicas de guitarra a partir do conforto caseiro algures no countryside inglês. No final do ano passado surgiu "The Singing Places", um EP de vinte e sete minutos contínuos onde regressa, de certa forma, ao mesmo processo de há quarenta anos e que repete a captação de sons no exterior, revisitando a fluência do rio Tamisa, o canto das aves, o bater de um sino de igreja ou o assobiar de um avião em descida. 

Quase milagroso, a tinir na fluidez dos sentidos, Astley criou outro jardim sonoro em cinco movimentos virtuosos de inimaginável ternura que devem ser escutados sem qualquer suspensão a não ser a do ar admirável que propaga, perfeito, tanta beleza!  

Sem comentários: